18 de mar de 2021

ESTADO E MUNICÍPIO JUNTOS PARA FORTALECER O TURISMO.

Atualizado: 19 de mar de 2021

EQUIPE DA SETUR EXECUTOU SERVIÇOS NO CALÇADÃO DO ESPIGÃO COSTEIRO.

As Secretarias de Turismo do Estado e do Município se reuniram, de forma online, para criar uma agenda positiva que ajude a superar esse momento pandêmico. O encontro aconteceu no final da tarde de quarta-feira (17), entre gestores do setor turístico maranhense.
 
Foram definidas, nessa primeira reunião, ações de qualificação profissional usando ferramentas EAD, a unificação de uma comunicação em relação aos protocolos sanitários e novas ações promocionais do destino com incentivo ao adiamento e não cancelamento.

O SECRETÁRIO DE TURISMO DE SÃO LUIS, SAULO SANTOS E SUA SECRETÁRIA ADJUNTA, SABRINA MUNIZ, CONVERSARAM DE FORMA REMOTA, COM O SECRETÁRIO ADJUNTO DE TURISMO DO ESTADO DO MARANHÃO, HUGO VEIGA E OUTROS COLABORADORES DOS ÓRGÃOS, SOBRE IMPORTANTES AÇÕES LIGADAS AO SETOR TURÍSTICO NA CAPITAL MARANHENSE.


 
O secretário adjunto de turismo da SETUR, Hugo Veiga, explicou sobre algumas ações do Governo do Maranhão para o segmento: "Foi lançado recentemente mais um edital que contempla artistas e artesãos no valor de 600 reais e o setor de bares e restaurantes com 1000 reais. Em 2020, a SETUR na gestão do secretário Catulé Júnior organizou 5 editais para restaurantes, hotéis, guias de turismo e artesãos. Infelizmente a pandemia ainda está presente e tenho certeza que essa parceria com a secretaria municipal de turismo vai gerar novas ações para esse segmento que divulgaremos nas próximas semanas" explicou Hugo Veiga.


 
O CEPRAMA, Museus, Casas de Cultura e os Centros de Atendimento ao Turista seguem fechados até o dia 21 de março.


 
Participaram da reunião pela SETUR-MA, o superintendente de qualificação profissional, Fernando Campelo, a chefe de gabinete, Karen Moraes e a superintendente de Promoção e Marketing da SETUR, Cristiane Muller. O secretário municipal de turismo, Saulo Santos, esteve presente com sua secretária adjunta, Sabrina Muniz, e ainda com Aline Vasconcelos, Assessora Especial; Sílvia Romana, Coordenadora do Receptivo e Eli Holanda, Chefe do Jurídico.
 
"É importante reforçarmos sobre a sensibilização acerca dos protocolos que devem ser seguidos pelo trade e por todos para que se possa minimizar a transmissão do vírus. Vamos também seguir trabalhando com outras frentes como a qualificação e a promoção do destino São Luís nas redes sociais" reforçou o secretário municipal de turismo, Saulo Santos.

PROTOCOLOS SANITÁRIOS
 
Meios de hospedagem
 
Hotéis, pousadas e similares devem trabalhar com check-in e check-out sem contato, manter a manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, priorizar reservas antecipadas de mesas e áreas de lazer, limitar o uso dos elevadores, garantir aferição da temperatura dos hóspedes e colaboradores, desinfectar as áreas sociais e apartamentos e fixar cartazes informativos sobre protocolos de prevenção da Covid-19.
 
Os meios de hospedagem devem intensificar a frequência de higienização das áreas de maior circulação e disponibilizar álcool em gel próximo aos botões dos elevadores e em locais acessíveis aos turistas.


 
Agências de Turismo
 
Dentre os protocolos para as agências de turismo, estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento em caso de formação de filas, poltronas bloqueadas para utilização e a intensificação da limpeza e sinalizações.


 
Guias
 
Os guias de turismo, condutores de veículos e transporte aquaviário estão sendo orientados a informar aos turistas antes de iniciar qualquer atividade, sobre protocolos, mudanças e restrições.
 
É importante que o guia faça uso de microfone individual, máscara descartável e máquina de cartão de crédito higienizada.
 
Objetos pessoais como óculos, celulares, microfones e outros devem ser higienizados com álcool em gel etílico 70%, e cabe aos guias evitar espaços com probabilidade de aglomeração.


 
Visitantes
 
Para quem visita, a dica é manter o bom senso. Além de usar máscaras em espaços públicos e respeitar o distanciamento social, pais devem higienizar as mãos das crianças sempre que necessário e principalmente antes de entrar e após saírem de um atrativo turístico.
 
E claro: quem apresentar qualquer sintoma gripal, como febre ou tosse, não deve realizar quaisquer passeios turísticos.

BLITZ DO TURISMO REALIZA AÇÕES DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO EM SÃO LUIS.


 
Dando continuidade às atividades de limpeza e manutenção das ruas e atrativos turísticos de São Luís, a Blitz do Turismo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), vem realizando desde o último sábado (13), ações de manutenção e conservação das extensões das Avenidas Litorânea, Espigão Costeiro e Via Expressa. A previsão de conclusão é no dia 27 de março.
 
Nesses últimos dias, foram realizados serviços como capina, roçagem, retirada de entulhos, varrição e recolhimento do lixo, ao longo de 6 quilômetros da Avenida Litorânea, que é um dos cartões-postais mais visitados de São Luís.


 
AVENIDA LITORÂNEA
 
Segundo o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, nesta época do ano, a vegetação está propensa a crescer com mais intensidade devido ao clima úmido, por conta das intensas chuvas que estão caindo em toda região.
 
Sabemos da necessidade de manter os atrativos turísticos e a cidade limpa. Vamos dar suporte ao setor de limpeza do município, mas é importante que as pessoas façam a sua parte, colocando o lixo no local certo e contribuindo para a beleza da nossa cidade”, finalizou o Gestor, Catulé Júnior.
 

ESPIGÃO COSTEIRO
 
Nos dias 15 e 16, uma equipe da SETUR iniciou o calçadão do Espigão Costeiro na Ponta D´areia. A programação seguiu na quarta-feira (17) pela Via Expressa, para a retirada de terra que escorreu para as avenidas, em decorrência das fortes chuvas que a cidade teve nos últimos dias.
 
É uma ação que faz com que a população se sinta acolhida nesse momento de pandemia”, disse a coordenadora do projeto Blitz do Turismo, Luanna Rodrigues.