top of page

Notícias

Buscar

48ª ABAV & EXPO COLLAB REÚNE CADEIA DO TURISMO OLHANDO PARA O FUTURO.


UM OLHAR DE ESPERANÇA NO REAQUECIMENTO DOS NEGÓCIOS DA CADEIA TURÍSTICA É UM DOS SALDOS MAIS EVIDENTES DA 48ª ABAV & EXPO COLLAB, REALIZADA EM FORTALEZA – CE. MARANHENSES PARTICIPARAM DO EVENTO EM CARAVANA VIABILIZADA EM PARCERIA PELA ABAV/MA E SEBRAE/MA. EVENTO ACENA COM PERSPECTIVAS FAVORÁVEIS, GERANDO NEGÓCIOS E CAPACITAÇÃO



- MOMENTO HISTÓRICO MARCA RETOMADA DO TURISMO NACIONAL

48ª Abav & Expo Collab, em Fortaleza (CE), gerou oportunidades de negócios, divulgação de destinos, capacitação, contatos e parcerias. Evento prioriza controles sanitários que serão padrão a partir de agora. Caravana do Maranhão teve apoio da Abav/MA e do Sebrae, em uma parceria de sucesso.


Oportunidades de negócios e de parcerias, capacitação e contato com as novas tendências do turismo, aliados ao planejamento do futuro da atividade turística e com a implementação na prática dos controles sanitários para os eventos presenciais da cadeia do turismo são saldos da 48ª ABAV & Expo Collab, que foi encerrada na última sexta-feira, 8, sinalizando um olhar para o futuro e deixa saldos positivos e de esperança com a retomada mais firme dos negócios do setor.

Organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV Nacional) e parceiros, no Centro de Eventos de Fortaleza (CE), o evento reuniu todos os players do turismo, com destaque para agentes e operadores. Foi aberto com uma expectativa inicial de 9 mil inscritos, mas ao final de três dias (de 06 a 08/10), a ABAV Nacional contabilizou 12.328 visitantes, nacionais e internacionais, em participação presencial ou acompanhando a programação espelhada em plataforma virtual.


No encerramento, a presidente da entidade, Magda Nassar, ressaltou as medidas sanitárias para os eventos do turismo, com um dos legados desta 48ª edição. “Com as restrições impostas pela pandemia, pensamos o evento como um teste na retomada. Entregamos um evento surpreendente, cumprimos todos os protocolos de segurança e pudemos receber caravanas de todo o Brasil, com a esperança de reaquecimento e fortalecimento do turismo”, frisou a presidente.


Na ocasião, Nassar também anunciou que Pernambuco sediará a 49ª edição da Abav Expo & Collab, de 21 a 23 de setembro de 2022, no Centro de Convenções de Olinda, quando são esperadas 48 mil participantes, já com as condições de controle da pandemia mais estabilizadas.


CARAVANA MARANHENSE MARCA PRESENÇA NA FEIRA


O Maranhão foi um dos destaques da 48ª ABAV & Expo Collab, com a participação de mais de 80 empresários oriundos dos polos Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás, São Luís e Lençóis-Munim, em missão técnica apoiada pelo SEBRAE e ABAV/MA. No grupo, presenças de agentes de viagens, hoteleiros, empreendimentos do setor de bares e restaurantes, artesãos, jornalistas, além de operadores e representantes institucionais.


No âmbito institucional, no ambiente de Pavilhão de Exposições, o destaque foi para o estande do Maranhão, organizado pela Secretaria de Estado do Turismo, ponto de encontro da missão maranhense para a apresentação de produtos, pacotes de viagens e de seus portfólios, captação de parcerias e de contatos para futuros negócios, além da divulgação maciça de atrativos do Maranhão e dos destinos São Luís, Lençóis e Chapada das Mesas, com participação destacada da Secretaria de Turismo de São Luís.

Destaque, ainda, para as presenças de técnicos do SEBRAE e Governo do Estado, do secretário estadual de Turismo, Catulé Jr, e dos secretários de Turismo Saulo Ribeiro (São Luís), Patrick Araújo (Tutóia), Edson Santos (Paulino Neves), Carlos Kerluylys (Barreirinhas), Taís Bueno (Estreito) e Jorge Silva (Santo Amaro).


TURISMO DE CHARME

Outro grande momento da participação do Maranhão na ABAV Expo & Collab foi a visita técnica ao Porto das Dunas Praia Hotel, em funcionamento há cinco meses, idealizado pelos maranhenses Augusto e Luisa Bottino. O equipamento é referência regional no turismo de charme, praticando um conceito de atendimento personalizado, afetividade e acolhimento. No encontro, houve amplas possibilidades de parcerias e negócios com o trade maranhense, especialmente com os destinos da Rota das Emoções.

VISITA TÉCNICA AO PORTO DAS DUNAS PRAIA, EM AQUIRAZ, GEROU TROCA DE EXPERIÊNCIAS SOBRE EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS DE CHARME.


CONTATOS DE NEGÓCIOS E CAPACITAÇÃO.

Em média, a participação viabilizou aos empresários do Maranhão a realização de três a cinco contatos comerciais e propiciou a aquisição de conhecimentos por meio da participação em pelo menos três eventos de capacitação entre os 50 oferecidos na Vila do Saber. Também gerou oportunidades de intercâmbio entre empresários e agentes de viagem de outros destinos nacionais e internacionais participantes, a possibilidade de parcerias entre empresas dos quatro polos maranhenses e a atualização nas novas tendências e boas práticas na cadeia do turismo.


Empresários como Bruno Braga e Herly Torres (da Aldeia do Leão, Carolina/MA) e Adriano Brito (da Mundo Gekos, em São Luís), por exemplo, aproveitaram o encontro na 48ª ABAV & Expo Collab para discutir a possibilidade de parcerias. Eles avaliam como positiva a participação, ressaltando especialmente a possibilidade de negócios futuros. “Este contato inicial tem tudo para render uma parceria benéfica para nossos negócios”, afirmam Adriano e Herly.


FUTURAS PARCERIAS DE NEGÓCIOS ANIMAM EMPRESÁRIOS PARTICIPANTES DA CARAVANA DO MARANHÃO À 48ª ABAV & EXPO COLLAB.


Uma curiosidade desta edição é que nas negociações e na divulgação dos produtos turísticos, desta vez a tradicional folheteria em papel, brindes e material de apoio às vendas foram reduzidos ao máximo, dando lugar ao uso de tablets, smartphones, aplicativos e acesso de informações via QR-Corde.

A opção digital unificou os interesses do superintendente de Turismo do Polo Chapada das Mesas, Beto Kelnner, na divulgação do Passaporte da Chapada das Mesas, estratégia de marketing e de fidelização que já está em curso, ajudando a divulgar o potencial turístico da região, detentora de atrativos diferenciados e exuberantes. “São inovações que vieram para ficar e nos ajudam muito no alcance dos nossos objetivos e na ampliação dessa divulgação”, sinalizou ele.


BETO KELNNER, SUPERINTENDENTE DO POLO CHAPADA DAS MESAS, DIVULGOU ENTRE OS PARTICIPANTES O PASSAPORTE DA CHAPADA


CHECKIN DA ROTA DAS EMOÇÕES

Já na área reservada aos Destinos Brasil, destaque para o Espaço da Rota das Emoções, roteiro turístico integrado que abrange os estados do Maranhão, Ceará e Piauí, que este ano completa 16 anos, beneficiando mais de 400 empreendimentos em 14 municípios.

O roteiro também foi evidenciado durante o Checkin da Rota das Emoções, talk show realizado na Vila do Saber, com empresários representantes dos três estados, com participação do empresário e secretário de Turismo de Tutóia, Patrick Araújo. Em sua fala, ele sublinhou a diversidade de atrativos e opções oferecidas pela Rota, a exuberância natural e a possibilidade de vivências surpreendentes nos três destinos – Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.


ESPAÇO DO MARANHÃO NA 48ª ABAV & EXPO COLLAB DIVULGOU DESTINOS E POLOS ESTADUAIS.


Para o diretor Técnico do SEBRAE/MA e presidente do Conselho Municipal de Turismo de São Luís, Mauro Borralho, a realização da 48ª ABAV Expo & Collab é um marco desse novo momento para a cadeia do turismo. “Com o evento, a ABAV Nacional, a ABAV Maranhão e parceiros como o SEBRAE deram passos decisivos para impulsionar a recuperação da cadeia do turismo. Nessa perspectiva, em conjunto, o SEBRAE e a ABAV/MA criaram as condições para a participação de empresários do Maranhão no evento, propiciando importante intercâmbio entre os polos turísticos do estado, capacitação e atualização nas tendências e padrões sanitários para o setor e contatos visando parcerias de negócios. Mas, principalmente, foi viabilizado o reencontro dessa importante cadeia econômica com a esperança de que os momentos mais difíceis já estão passando e já podemos vislumbrar perspectivas de reaquecimento”, analisou o executivo.

Já o presidente da ABAV/MA, Jansen Santos, ressalta os resultados da participação maranhense, enfatizando a troca de experiências e as boas perspectivas nesta retomada. “A ABAV Nacional e as unidades estaduais trabalharam de forma intensiva, com todos os cuidados, para que o evento fosse proveitoso para todos os participantes. A participação do Maranhão foi bastante destacada, especialmente pela parceria entre a ABAV/MA e o SEBRAE, que nos permitiu levar para Fortaleza um expressivo número de empresários, que puderam aproveitar esse momento de retomada para buscar parceiros de negócios, capacitação e para se atualizar com os procedimentos que serão praxe nos eventos presenciais do turismo. O saldo foi bastante positivo e nos anima para a 49ª ABAV & Expo Collab, ano que vem, em Pernambuco”, avalia o dirigente.


MAURO BORRALHO, DIRETOR TÉCNICO DO SEBRAE/MA E JANSEN SANTOS (ABAV/MA).



bottom of page