top of page

Notícias

Buscar

A IMPORTÂNCIA DO AGENTE DE VIAGEM, PARA QUEM VISITA OS LENÇÓIS MARANHENSES.


PREPARE-SE PARA CONHECER UM DOS LUGARES MAIS INCRÍVEIS DO PLANETA.


O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma extensão territorial de 155 mil hectares, uma área do tamanho da cidade de São Paulo e é considerado o maior parque de dunas do Brasil. As principais portas de entrada, são as cidades de Santo Amaro e Barreirinhas, mas a região dos Lençóis Maranhenses é ainda maior e engloba outros municípios.


Nenhuma paisagem do mundo se compara aos Lençóis Maranhenses, que está entre as Maravilhas Naturais do Planeta. São lagoas incrivelmente verdes, cristalinas, formadas pelas águas das chuvas, emolduradas por dunas de areia fina e fria, praias primitivas, oásis, algumas vegetações e cenários que conquistam todos os seus visitantes, por sua rara e exuberante beleza.


Para se chegar a esse paraíso é preciso inicialmente, contratar empresas especializadas e credenciadas para o acesso ao Parque. Aliás, só é permitido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), órgão responsável pela preservação e fiscalização das medidas de segurança e sustentabilidade do local, o transporte de turistas em veículos credenciados, com guias regulamentados e empresas autorizadas para tal finalidade. Essa medida visa a segurança, confiabilidade e integridade dos visitantes e também, a conservação e manutenção de toda a extensão dos Lençóis Maranhenses.


Apesar de todo o rigor no cumprimento das normas, na manhã desta quarta-feira (12/05), um veículo particular, transportando 06 pessoas e pelo que tomamos conhecimento, sem acompanhamento de profissional credenciado, transitou na área do Parque e capotou próximo a uma de suas incontáveis lagoas. Não houve vítimas graves, apenas segundo informações obtidas através de Nota emitida pela Secretaria Municipal de Turismo (em anexo), leves escoriações em 02 ocupantes do veículo, que foram atendidas prontamente, pelas unidades de saúde do município, Corpo de Bombeiros, BPTur e até o helicóptero do CTA, foi encaminhado ao local do acidente.


Portanto, reafirmamos a todos que desejam e devem conhecer esse paraíso no Maranhão, que ao marcarem suas viagens, procurem um Agente de Viagem credenciado e possam assim, desfrutar de todas as maravilhas, atrativos e encantos dos Lençóis Maranhenses, com total segurança, agilidade e cumprimento dos novos protocolos sanitários.


Vale a pena conhecer, vale cada minuto, vale cada passeio, só não vale "estragar" a viagem, com atitudes que não condizem, com as regras ambientais e normas amplamente divulgadas.


Visite o nosso Portal Blog www.mundopassaporte inscreva-se em nosso canal de YouTube/mundopassaporte, siga nosso Instagram @mdavicarvalho e assista nossas matérias, dicas, roteiros de nossa viagens, com informações de o que fazer? onde se hospedar? onde comer? além de outras sugestões importantes. Coloque os Lençóis Maranhenses na sua Lista de Desejos. Maranhão, uma Terra de Encantos.


Leia a Nota emitida pela Secretaria Municipal de Turismo, sobre o episódio.


NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Prefeitura de Barreirinhas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo - SEMTUR, vem a público informar que no final da manhã de hoje, 12/05/2021 (quarta-feira), um veículo particular não credenciado, com 06 pessoas, sofreu um acidente dentro da Área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses a caminho do povoado Atins. Imediatamente, uma força tarefa com equipes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, Corpo de Bombeiros, 4ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar de Turismo – BPTUR e do Centro Tático Aéreo do Maranhão – CTA, procederam ao pronto resgate e atendimento às vítimas. Quanto ao estado de saúde das vítimas, não houve vítima fatal, apenas uma criança de aproximadamente 08 anos, foi transportada ao Hospital Regional de Barreirinhas e o pai dela, condutor do veículo, estavam com leves escoriações. As outras pessoas nada sofreram fisicamente.

A Polícia Militar, através da guarnição policial de Atins, apresentará o fato na Delegacia de Polícia Civil de Barreirinhas, mediante o Boletim de Ocorrência para que sejam tomadas as providências cabíveis.

Ressaltamos a todos (as) que ao visitar Barreirinhas e realizar os passeios turísticos dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, contratem sempre Agências de Turismo devidamente credenciadas na Secretaria Municipal de Turismo e no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio. Os passeios devem, obrigatoriamente, ser realizados com veículos, condutores de veículos e condutores de visitantes CREDENCIADOS.


Turismo Legal, é Turismo SEGURO!


Agradece,


Secretaria Municipal de Turismo – SEMTUR

Barreirinhas - MA

bottom of page