Notícias

Buscar

COLOQUE O MARANHÃO NA SUA LISTA DE DESEJOS.


OS LENÇÓIS MARANHENSES É UMA DAS MARAVILHAS NATURAIS DO PLANETA.


Um estado onde você encontra lazer, cenários deslumbrantes, gastronomia única, diversidade cultural e atrações, o ano inteiro. Assim, podemos descrever em poucas palavras, o Maranhão. Uma terra de encantos, para todos os gostos, bolsos, estilos e que deve fazer parte, dos lugares, que todo ser humano deve conhecer.


O Maranhão conta com um dos maiores potenciais turísticos do Brasil. Fenômenos únicos e raros no planeta. O Delta do Rio Parnaíba, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, a Chapada das Mesas, a cidade de Alcântara, a Floresta dos Guarás e a capital São Luis - Patrimônio da Humanidade, reconhecida pela Unesco, são apenas algumas comprovações dessas maravilhas, nesse pedaço abençoado do nosso país.


O ACERVO ARQUITETÔNICO DO CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUIS É UM DOS MAIORES EXEMPLARES DE ARTE A CÉU ABERTO DAS AMÉRICAS.


O Centro Histórico de São Luis, numa área de 200 hectares, reúne mais de 3.000 prédios tombados. São centenas de sobradões com fachadas de azulejos portugueses, sacadas trabalhadas em ferro e madeira, telhados e mirantes, que enchem de nostalgia o local. Ruas de paralelepípedos, becos, ladeiras, igrejas seculares, prédios imponentes, fortalezas e algumas fontes, coloca o lugar, entre os mais belos do Brasil.


SÃO LUIS É A ÚNICA CAPITAL BRASILEIRA FUNDADA POR FRANCESES E TAMBÉM É CONHECIDA COMO "ILHA DO AMOR".


Saindo um pouco da região central da capital maranhense, o visitante encontra praias de águas mornas e tom verde escuro. Além disso, na Avenida Litorânea, os turistas curtem diversos barzinhos, onde são servidos deliciosos pratos à base de frutos do mar e uma brisa intensa e constante. Quando a noite chega, surge uma nova cidade, repleta de cores, ritmos e agitos para todos os gostos. Na região da Lagoa da Jansen, encontram-se os principais burburinhos da "Ilha do Amor". Um detalhe, é a única cidade do Brasil, onde o Reggae é dançado bem agarradinho. Um luxo!


Quem visita a capital do Maranhão e busca tranquilidade e turismo cultural, uma dica imperdível, é conhecer a cidade histórica de Alcântara, que faz parte de região metropolitana de São Luis. O acesso é feito através de barcos, que saem do Terminal Hidroviário, bem próximo ao Centro Histórico.


PASSEAR PELAS RUAS DA CIDADE DE ALCÂNTARA É FAZER UMA VIAGEM NO TEMPO.


Alcântara é conhecida, como “a cidade que parou no tempo” e guarda um conjunto de mais de 300 construções coloniais. Sobrados, igrejas e palácios, são heranças dessa majestosa cidade, que ainda exibe marcas de ostentações, como sacadas de ferro, mirantes e azulejos trazidos de Portugal.

De tão importante, a Família Real Portuguesa, na época colonial do Brasil, quis conhecer de perto essa suntuosidade. As atuais ruínas, demonstram o poderio econômico e político da cidade, naquele período. O município fica distante, aproximadamente, 01 hora partindo de São Luís.

O turista pode embarcar pela manhã e retornar no final da tarde, com a câmera cheia de fotos incríveis e a bolsa carregada de bolinho de espécie, uma guloseima típica da região, que é feita a base de côco, cravinho e mel.


LENÇÓIS MARANHENSES. AS LAGOAS SE FORMAM COM AS ÁGUAS DAS CHUVAS E EMOLDURAM AS DUNAS, NUMA ÁREA DO TAMANHO DA CIDADE DE SÃO PAULO.


A quase totalidade dos turistas que visitam São Luis, tem no roteiro da viagem, os Lençóis Maranhenses como destino. As cidades de Barreirinhas e Santo Amaro são os principais portões de entrada, para quem deseja conhecer esse paraíso único no planeta. A região é repleta de dunas, lagoas, praias primitivas, mangues, rios e sua extensão territorial, é do tamanho da cidade de São Paulo. O Atins é um dos povoados mais visitados na área do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Uma pequena vila de pescadores com casinhas simples recobertas por palha de buriti e está localizada estrategicamente, entre às margens do Rio Preguiças e o Oceano. Uma extensa faixa de praia com tom verde oliva e quase deserta. Um local simpático, isolado do mundo e ótimo para casais apaixonados, lazer em família e praticantes de esportes náuticos.



POUCAS ONDAS, VENTOS FORTES E LINDA. A PRAIA DO CANTO (ATINS) CHAMA A ATENÇÃO DOS TURISTAS DE TODO O MUNDO.


Atins, uma verdadeira obra-prima da natureza. Habitado por um número reduzido de pescadores, pequenos comerciantes, funcionários e proprietários de pousadas, o que mais se vê em Atins, são os turistas de todos os lugares do Brasil e do Mundo, que buscam a harmonia com a natureza. O lugar é místico, romântico e um delicioso refúgio, onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo na água doce do Rio Preguiças. Mágico!


A CIDADE DE RAPOSA É CONHECIDA COMO A "FRONHA DOS LENÇÓIS MARANHENSES".


Para quem chega em São Luis, mas não tem tempo de ir aos Lençóis Maranhenses, existem duas boas opções na região metropolitana: as cidades de Raposa e São José de Ribamar. Para se chegar ao município da Raposa, basta seguir numa viagem de carro e em cerca de meia hora, partindo de qualquer ponto da capital, o visitante se depara com um ecossistema, que de tão parecido com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ficou conhecido como a "Fronha dos Lençóis". A cidade vem recebendo um número significativo de turistas, que buscam as suas belas praias, na maioria, quase desertas, dunas a perder de vista e muita tranquilidade. O ecoturismo, turismo de sol e mar e o turismo gastronômico baseado em frutos do mar, têm crescido bastante nos últimos anos. A rua principal da cidade é conhecida, como "Corredor das Rendeiras". As portas das casas humildes, foram transformadas em comércio, onde são vendidos: toalhas e centro de mesa, panos de prato, roupas, saídas de praia, chapéus e tanto outros produtos confeccionados em renda de bilro.


SÃO JOSÉ DE RIBAMAR - TURISMO RELIGIOSO, CULTURAL E GASTRONÔMICO.


O município de São José de Ribamar, que é o terceiro mais populoso do estado, também integra a região metropolitana de São Luis. O visitante pode chegar na cidade, numa viagem de carro em menos de meia hora do centro da capital maranhense. Um santuário, para quem busca harmonia, tranquilidade ou ecoturismo. A cidade, que é sinônimo de fé cristã, paz e tranquilidade, tem muitos outros atrativos, como suas belas e primitivas praias, uma deliciosa gastronomia à base de frutos do mar (destaque para o tradicional peixe-pedra frito) e muitas lendas e histórias, girando em torno da figura do santo padroeiro do estado - São José. Segundo a lenda, a igreja matriz, que é o principal atrativo do lugar, teria desabado duas vezes antes de ser construída de frente para o mar, como era a vontade do Santo. Apesar do clima de sossego, em Ribamar, tem festa o ano todo.


A CHAPADA DAS MESAS, NO SUL DO ESTADO REÚNE FENÔMENOS DE RARA BELEZA. CACHOEIRAS DE ÁGUAS MINERAIS, CÂNIONS E LAGOAS AZUIS CRISTALINAS.


O Maranhão tem tantos outros atrativos, que não cabem em uma única matéria. Vamos detalhar em nossas próximas postagens.


O estado conta ainda, com o Delta do Rio Parnaíba - o único em mar aberto das Américas, a Floresta dos Guarás, que concentra a maior biodiversidade do Brasil, a Chapada das Mesas e suas incontáveis cachoeiras de águas cristalinas, os Pantanais na Baixada Maranhense e tantos outros destinos, para você conhecer e se encantar, nessa "Terra de Encantos".


Quando a Pandemia passar, coloque o Maranhão em sua lista de desejos.


Mais detalhes e vídeos, acesse nosso portal: www.mundopassaporte.com.br

Inscreva-se em nosso canal de Youtube: mundopassaporte

e siga nosso Instagram: @mdavicarvalho


DELTA DO RIO PARNAÍBA - HARMONIA ENTRE RIO, ILHAS, PRAIAS E PASSEIOS INESQUECÍVEIS.

  • Instagram - White Circle
  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

 WhatsApp: (98) 98122-2450 | Telefone: (98) 3226-8465 | E-mail: producao@mundopassaporte.com.br

© Copyright 2019 - Todos os direitos reservados para Milenarte - Filmagem, Telão, Propaganda