Notícias

Buscar

COM APOIO DO SEBRAE-MA E ABAV/MA, EMPRESÁRIOS MARANHENSES PARTICIPAM DA FEIRA DE TURISMO ABAV 2021

Atualizado: Out 11


EM VISITA AO PAVILHÃO DA ABAV EXPO COLLAB, O DIR. TÉCNICO DO SEBRAE, MAURO BORRALHO (ESQ), AO LADO DE PARCEIROS INSTITUCIONAIS, EMPRESÁRIOS MARANHENSES E JORNALISTAS.


- O turismo nacional está de volta, Em clima de reencontro e com expectativas positivas para a geração de negócios e fortalecimento do setor na retomada pós-pandemia,


Aberta oficialmente nesta quarta-feira (06/10), a 48ª ABAV Expo & Collab, no Centro de Eventos do Ceará. Momento de reencontro do setor em evento híbrido organizado pela ABAV Nacional que reúne, até a próxima sexta-feira (08), quase 200 marcas, centenas de profissionais, além de players do turismo e empresários vindos de todo o país em caravanas organizadas pelas unidades regionais da ABAV e parceiros como o SEBRAE.

Do Maranhão, estão em Fortaleza mais de 80 empresários oriundos do polos São Luís, Lençóis-Munim, Chapada das Mesas e Floresta dos Guarás, em missão técnica montada pelo SEBRAE e ABAV-MA. Além desta participação, no ambiente de Pavilhão, destaque para o estande do Maranhão, organizado pela Secretaria de Estado do Turismo e, no ambiente de Exposições, o da Rota das Emoções, roteiro turístico integrado que abrange os estados do Maranhão, Ceará e Piauí.

Com muita expectativa, a cadeia do turismo volta a se reunir pensando em alternativas de futuro. Com a 48ª ABAV Expo & Collab, a ABAV Nacional e parceiros como o SEBRAE estão dando passos importantes para a recuperação plena do turismo, gerando oportunidades, especialmente para os pequenos negócios. Nessa perspectiva, o SEBRAE e a ABAV-MA criaram condições para apoiar a participação de empresários do Maranhão no evento, neste momento da retomada em que as empresas buscam formas de se colocar no mercado e de acesso às tendências e padrões do turismo para esta nova realidade”, analisou o Diretor Técnico do Sebrae no Maranhão, Mauro Borralho.


ORGANIZADO PELA SECRETARIA DE ESTADO DO TURISMO, O STAND DO MARANHÃO OCUPA POSIÇÃO DE DESTAQUE E É UM DOS MAIS VISITADOS.


*EVENTO TESTE

Pensado como evento teste do turismo, a ABAV Expo & Collab 2021 adota controles sanitários rígidos, que serão utilizados daqui por diante. Além disso, a versão 2021 foca a capacitação dentro de tendências atuais da nova realidade, networking e a geração de negócios. Para isso, foi montado um Espaço de Exposição, que abrange mais de 100 expositores, onde se destacam destinos nacionais e internacionais, entre os quais Israel, Peru, Quênia, Portugal e Jordânia.


TÉCNICOS DO SEBRAE ACOMPANHAM MISSÃO MARANHENSE, ORGANIZADA PELO SEBRAE E ABAV/MA, AO EVENTO QUE MARCA RETOMADA DO TURISMO NO PÓS-PANDEMIA.


Enfatizando as oportunidades de capacitação e de acesso ao mercado como aspectos importantes desta edição da ABAV Expo & Collab, o Secretário de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro, assinala a importância da retomada dos eventos presenciais para fortalecer a cadeia turística.

Essa retomada das feiras de turismo no formato presencial é importante para que se dê continuidade às ações de promoção e divulgação dos destinos junto ao trade e agências de viagem, mostrando o que o destino preparou para esta retomada e as novidades para atração de visitantes. O formato presencial oferece essa possibilidade de que o empresário esteja ali experimentando, vivenciando e vendo formas de atuação, trocando experiências e se capacitando, em um ambiente onde você consegue apresentar melhor o seu destino ou o seu empreendimento, os atrativos e vantagens para o mercado. E isso é muito salutar e bem-vindo neste momento”, analisa o secretário.


ACOMPANHANDO, DIVULGANDO E ATRAINDO O PÚBLICO PARA A CAPITAL MARANHENSE, O SECRETÁRIO DE TURISMO DE SÃO LUIS, SAULO SANTOS E A SEC. ADJUNTA, SABRINA MARTINS CIRCULAM PELA FEIRA DE TURISMO MAIS IMPORTANTE DO PAÍS.


Já o presidente da ABAV-MA, Jansen Santos, ressalta que o evento deste ano foi pensado justamente para absorver as demandas da cadeia produtiva, proporcionando contato direto com diferentes players do setor, em ambiente propício à realização de negócios, à aquisição de conhecimento e fomento aos relacionamentos e parcerias. Ele destaca também a definição de padrões de controle sanitários que devem ser um dos legados da ABAV 2021.


O DIRETOR TÉCNICO DO SEBRAE-MA, MAURO BORRALHO E O PRESIDENTE DA ABAV-MA, JANSEN SANTOS COMEMORAM A PARTICIPAÇÃO MARANHENSE NA FEIRA DE TURISMO.


*EMOÇÃO E EXPECTATIVAS POSITIVAS MARCAM ABERTURA OFICIAL DA ABAV 2021

A solenidade de abertura oficial, organizada com os cuidados sanitários rígidos contou com a presença de autoridades, executivos, empresários, dirigentes e secretários estaduais do Turismo e do Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.


O SECRETÁRIO DE TURISMO DO MARANHÃO, CATULÉ JR. (CENTRO), PARTICIPANDO ATIVAMENTE DE REUNIÕES E RODADAS DE NEGÓCIOS VISANDO ATRAIR INVESTIMENTOS E TURISTAS AO ESTADO.


Para esse grupo, a anfitriã e presidente da ABAV Nacional, Magda Nassar, discursou, dizendo, emocionada. “Nesses três dias vamos respirar juntos e celebrar o reencontro dessa importante cadeia econômica do nosso país. O turismo voltou. Estamos superando o medo, a dor e estamos aqui, agradecendo a todas as agências de viagens do Brasil, que são as grandes donas deste evento. É o dia definitivamente em que voltamos. Estamos vivos, nada e ninguém nos derruba. Vamos fortalecer ainda mais o nosso turismo, que construímos e agora estamos reconstruindo”, assegurou Nassar.

Ela sublinhou o papel dos agentes de viagens e operadores de turismo, que mesmo nas dificuldades da pandemia, buscaram a superação permanente. “Os agentes movimentaram R$ 34 bilhões em 2019. 92% das vendas de cruzeiros são por meio deles. Os agentes representam mais de 60% da hotelaria, até 80% dos bilhetes aéreos emitidos. Então vamos prestigiar e aplaudir os grandes heróis do turismo que são sim os agentes de viagens”, completou.


EMOCIONADA E COM MUITO OTIMISMO, A PRESIDENTE DA ABAV NACIONAL MAGDA NASSAR FALOU DAS EXPECTATIVAS POSITIVAS PARA O MERCADO DO TURISMO.


Também anfitrião do evento, o Secretário de Turismo do Ceará, Ariado Pinho, lembrou que a 48ª ABAV Expo & Collab representa o primeiro passo para recuperação do setor. “Nos últimos dois anos, o setor praticamente parou com muitas restrições e o fechamento das fronteiras. Com a vacinação caminhando, olhamos para o futuro com expectativa e esperança e de grandes realizações do setor. Há uma vontade incontida de voltarmos a sonhar e a fazer viagens. A hora é de avaliar e planejar o futuro com mais segurança”, disse ele.


O MINISTRO DO TURISMO, GILSON MACHADO NETO PENSA EM REDUZIR OS IMPACTOS CAUSADOS AO SEGMENTO TURÍSTICO, NESSA RETOMADA DA ECONOMIA.


Já o Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, abordou a questão do impasse relativo ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF), que tem alíquota hoje em torno de 25% e impacta a cadeia turística. Sobre o assunto, Machado ressaltou que solucionar o impasse é necessário para que as agências não sofram ainda mais os impactos desse tributo no momento em que o fluxo de viagens internacionais começa a aumentar. “Somos totalmente sensíveis ao que está acontecendo e as agências podem contar conosco”, garantiu ele.


COM MUITO ENTUSIASMO, A CARAVANA MARANHENSE, ORGANIZADA PELO SEBRAE E ABAV-MA SEGUE CONFIANTE NO SUCESSO DA 48ª ABAV EXPO & COLLAB.