top of page

Notícias

Buscar

ESTADO E MUNICÍPIO JUNTOS PARA FORTALECER O TURISMO.

Atualizado: 19 de mar. de 2021


EQUIPE DA SETUR EXECUTOU SERVIÇOS NO CALÇADÃO DO ESPIGÃO COSTEIRO.


As Secretarias de Turismo do Estado e do Município se reuniram, de forma online, para criar uma agenda positiva que ajude a superar esse momento pandêmico. O encontro aconteceu no final da tarde de quarta-feira (17), entre gestores do setor turístico maranhense. Foram definidas, nessa primeira reunião, ações de qualificação profissional usando ferramentas EAD, a unificação de uma comunicação em relação aos protocolos sanitários e novas ações promocionais do destino com incentivo ao adiamento e não cancelamento.


O SECRETÁRIO DE TURISMO DE SÃO LUIS, SAULO SANTOS E SUA SECRETÁRIA ADJUNTA, SABRINA MUNIZ, CONVERSARAM DE FORMA REMOTA, COM O SECRETÁRIO ADJUNTO DE TURISMO DO ESTADO DO MARANHÃO, HUGO VEIGA E OUTROS COLABORADORES DOS ÓRGÃOS, SOBRE IMPORTANTES AÇÕES LIGADAS AO SETOR TURÍSTICO NA CAPITAL MARANHENSE.

O secretário adjunto de turismo da SETUR, Hugo Veiga, explicou sobre algumas ações do Governo do Maranhão para o segmento: "Foi lançado recentemente mais um edital que contempla artistas e artesãos no valor de 600 reais e o setor de bares e restaurantes com 1000 reais. Em 2020, a SETUR na gestão do secretário Catulé Júnior organizou 5 editais para restaurantes, hotéis, guias de turismo e artesãos. Infelizmente a pandemia ainda está presente e tenho certeza que essa parceria com a secretaria municipal de turismo vai gerar novas ações para esse segmento que divulgaremos nas próximas semanas" explicou Hugo Veiga.

O CEPRAMA, Museus, Casas de Cultura e os Centros de Atendimento ao Turista seguem fechados até o dia 21 de março.

Participaram da reunião pela SETUR-MA, o superintendente de qualificação profissional, Fernando Campelo, a chefe de gabinete, Karen Moraes e a superintendente de Promoção e Marketing da SETUR, Cristiane Muller. O secretário municipal de turismo, Saulo Santos, esteve presente com sua secretária adjunta, Sabrina Muniz, e ainda com Aline Vasconcelos, Assessora Especial; Sílvia Romana, Coordenadora do Receptivo e Eli Holanda, Chefe do Jurídico. "É importante reforçarmos sobre a sensibilização acerca dos protocolos que devem ser seguidos pelo trade e por todos para que se possa minimizar a transmissão do vírus. Vamos também seguir trabalhando com outras frentes como a qualificação e a promoção do destino São Luís nas redes sociais" reforçou o secretário municipal de turismo, Saulo Santos.


PROTOCOLOS SANITÁRIOS Meios de hospedagem Hotéis, pousadas e similares devem trabalhar com check-in e check-out sem contato, manter a manutenção e limpeza de aparelhos de ar condicionado, priorizar reservas antecipadas de mesas e áreas de lazer, limitar o uso dos elevadores, garantir aferição da temperatura dos hóspedes e colaboradores, desinfectar as áreas sociais e apartamentos e fixar cartazes informativos sobre protocolos de prevenção da Covid-19. Os meios de hospedagem devem intensificar a frequência de higienização das áreas de maior circulação e disponibilizar álcool em gel próximo aos botões dos elevadores e em locais acessíveis aos turistas.

Agências de Turismo Dentre os protocolos para as agências de turismo, estão o uso obrigatório de máscara, distanciamento em caso de formação de filas, poltronas bloqueadas para utilização e a intensificação da limpeza e sinalizações.

Guias Os guias de turismo, condutores de veículos e transporte aquaviário estão sendo orientados a informar aos turistas antes de iniciar qualquer atividade, sobre protocolos, mudanças e restrições. É importante que o guia faça uso de microfone individual, máscara descartável e máquina de cartão de crédito higienizada. Objetos pessoais como óculos, celulares, microfones e outros devem ser higienizados com álcool em gel etílico 70%, e cabe aos guias evitar espaços com probabilidade de aglomeração.

Visitantes Para quem visita, a dica é manter o bom senso. Além de usar máscaras em espaços públicos e respeitar o distanciamento social, pais devem higienizar as mãos das crianças sempre que necessário e principalmente antes de entrar e após saírem de um atrativo turístico. E claro: quem apresentar qualquer sintoma gripal, como febre ou tosse, não deve realizar quaisquer passeios turísticos.


BLITZ DO TURISMO REALIZA AÇÕES DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO EM SÃO LUIS.

Dando continuidade às atividades de limpeza e manutenção das ruas e atrativos turísticos de São Luís, a Blitz do Turismo, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), vem realizando desde o último sábado (13), ações de manutenção e conservação das extensões das Avenidas Litorânea, Espigão Costeiro e Via Expressa. A previsão de conclusão é no dia 27 de março. Nesses últimos dias, foram realizados serviços como capina, roçagem, retirada de entulhos, varrição e recolhimento do lixo, ao longo de 6 quilômetros da Avenida Litorânea, que é um dos cartões-postais mais visitados de São Luís.

AVENIDA LITORÂNEA Segundo o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, nesta época do ano, a vegetação está propensa a crescer com mais intensidade devido ao clima úmido, por conta das intensas chuvas que estão caindo em toda região. Sabemos da necessidade de manter os atrativos turísticos e a cidade limpa. Vamos dar suporte ao setor de limpeza do município, mas é importante que as pessoas façam a sua parte, colocando o lixo no local certo e contribuindo para a beleza da nossa cidade”, finalizou o Gestor, Catulé Júnior.

ESPIGÃO COSTEIRO Nos dias 15 e 16, uma equipe da SETUR iniciou o calçadão do Espigão Costeiro na Ponta D´areia. A programação seguiu na quarta-feira (17) pela Via Expressa, para a retirada de terra que escorreu para as avenidas, em decorrência das fortes chuvas que a cidade teve nos últimos dias. É uma ação que faz com que a população se sinta acolhida nesse momento de pandemia”, disse a coordenadora do projeto Blitz do Turismo, Luanna Rodrigues.

bottom of page