FIEMA celebra 57 anos e consolida protagonismo sob a liderança de Edilson Baldez.
- mdavicarvalho
- 28 de set.
- 3 min de leitura

Federação enaltece conquistas do setor industrial no Maranhão e entrega a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI ao Governador Carlos Brandão.
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) comemorou, nesta sexta-feira (26/09), seus 57 anos de história, reafirmando sua posição como principal força de representação do setor industrial maranhense. Sob a gestão visionária de seu presidente, Edilson Baldez, a entidade tem ampliado sua atuação estratégica em defesa da indústria, investindo em inovação, qualificação profissional e desenvolvimento sustentável.
Durante a cerimônia, que reuniu autoridades, empresários, representantes de diversas instituições e Imprensa, a FIEMA também promoveu a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), outorgada ao governador Carlos Brandão. O gesto reforça o compromisso da Federação em valorizar parcerias institucionais sólidas que impulsionam o crescimento econômico e social do Maranhão.

A medalha foi entregue ao governador Carlos Brandão, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Piauí (FIEPI), Antônio José de Moraes Souza Filho, que na ocasião representou o presidente da CNI, Ricardo Alban. José Filho destacou a trajetória exemplar do governador, tanto no Legislativo quanto no Executivo, e também enfatizou os desafios enfrentados pela indústria brasileira, “Em novembro, o setor industrial participará da COP30, em Belém. Temos um compromisso com a transição para uma economia verde, que une crescimento econômico e inclusão social”, lembrou.
Edilson Baldez: gestão de resultados e visão estratégica
Ao longo de sua presidência, Edilson Baldez tem transformado a FIEMA em um agente ativo do desenvolvimento estadual. Entre as ações de destaque, estão:
Inovação e tecnologia: apoio a projetos estruturantes, como a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e a retomada do Centro Espacial de Alcântara.
Qualificação profissional: expansão da rede de ensino do SESI e do SENAI, preparando jovens e trabalhadores para os desafios da nova economia.
Fortalecimento das cadeias produtivas: incentivo à interiorização da indústria, atraindo investimentos e diversificando a economia do Maranhão.
Integração institucional: diálogo permanente com o setor público e privado, garantindo políticas eficazes para melhorar o ambiente de negócios.

Em seu discurso, Edilson Baldez destacou que a entrega da medalha ao governador Brandão, o primeiro maranhense a receber a honraria, simboliza a união de esforços entre governo, setor produtivo e entidades de classe. “A FIEMA tem a missão de fortalecer a indústria como motor de desenvolvimento. Essa parceria com o governo é essencial para construirmos um Maranhão mais competitivo, inovador e socialmente justo”, afirmou.
FIEMA como palco da valorização da indústria
Durante a solenidade, realizada na sede da FIEMA, foi dado destaque também, para a 6ª Expo Indústria Maranhão, que acontecerá de 2 a 5 de outubro, no Multicenter Negócios e Eventos, com o tema “Inteligência Artificial: uma nova revolução”, mais uma iniciativa capitaneada pela FIEMA em parceria com a CNI, o Governo do Estado e o Sebrae.
Comemorando 57 anos de trajetória, a FIEMA segue sob a liderança de Edilson Baldez reafirmando seu papel de símbolo de credibilidade, inovação e desenvolvimento econômico para o Maranhão.

Fonte e fotos: ASCOM - FIEMA








Comentários