top of page

Notícias

FIEMA discute parcerias e visita indústrias em Itapecuru-Mirim

ree

Comitiva percorre empresas locais e dialoga com setor produtivo em meio às ações do SESI Itinerante

 

A Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) cumpriu, nesta terça-feira (9), uma agenda voltada ao diálogo com o setor produtivo de Itapecuru-Mirim e à visita a indústrias locais. A programação foi conduzida pelo presidente da entidade e diretor regional do SESI, Edilson Baldez, que acompanhou as ações do SESI Itinerante no município e se reuniu com empresários da região, majoritariamente ligados ao setor ceramista, que concentra parte significativa da atividade econômica local.

 

Além de Baldez, estiveram presentes o prefeito de Itapecuru, Filipe Marreca, vereadores, representantes da Associação Comercial local e empresários dos segmentos ligados à construção civil e à cadeia ceramista. O encontro tratou de parcerias entre a iniciativa privada e o município voltadas para o desenvolvimento e a competitividade do setor produtivo local, formado sobretudo por cerâmicas e por um comércio em expansão.

 

A comitiva da FIEMA foi formada pelos vice-presidentes executivos Benedito Mendes, Celso Gonçalo e Fábio Nahuz; pelos diretores Osvaldo Pavão e José Orlando Leite Filho; pelo 1º secretário Pedro Robson Costa; pela conselheira fiscal e empresária ceramista Terezinha de Jesus Rodrigues da Cruz; e pelo superintendente da FIEMA e interino do SESI, César Miranda. Também acompanharam a agenda o presidente do Sindileite, Ricardo Ataíde; o presidente do Sindigraf, Adênio Queiroga; e o executivo do CIEMA, Álvaro Veloso.

 

Durante o encontro com empresários locais, Edilson Baldez destacou a relevância da articulação entre o setor privado e poder público. “É muito importante estarmos aqui não apenas com o SESI Itinerante, mas com toda a diretoria da Federação, para prestigiar os empresários da cidade. O desenvolvimento depende dessa conjunção de esforços entre o setor privado e a gestão municipal”, afirmou.

 

O prefeito Filipe Marreca acompanhou a agenda e afirmou que as ações realizadas no município têm apoio da gestão local. Ele destacou a importância da oferta de serviços e da interlocução com o setor produtivo. “A população de Itapecuru recebe de braços abertos esse trabalho”, disse, ao agradecer a articulação que aproximou FIEMA, SESI e prefeitura.


A cerâmica BB Mendes produz cerca de 6 milhões de peças por mês, entre telhas, blocos estruturais, lajotas e tijolos
A cerâmica BB Mendes produz cerca de 6 milhões de peças por mês, entre telhas, blocos estruturais, lajotas e tijolos

CHÃO DE FÁBRICA – Além da reunião com o empresariado, a comitiva da FIEMA também visitou indústrias instaladas no município. A primeira parada foi na Cerâmica BB Mendes, de propriedade do empresário Benedito Bezerra Mendes, que também é vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sindicerma. A empresa, com 37 anos de atuação e aproximadamente 300 funcionários, produz cerca de 6 milhões de peças por mês, entre telhas, blocos estruturais, lajotas e tijolos maciços. Segundo o gerente de produção, Luís Carlos Rodrigues Mendes, a opção por manter a produção estabilizada em 6 milhões, embora haja capacidade para 7 milhões, tem relação direta com o controle de qualidade. “Esse é o nosso diferencial. Equilibramos e organizamos a nossa produção para entregar um produto de qualidade para o cliente”, afirmou.

 

Em seguida, a comitiva esteve na Art Móveis, onde foram recebidos pelo proprietário José Machado, que comanda a empresa desde 1996. O empreendimento é especializado na produção de mobiliário escolar. A unidade atual, inaugurada em 2021, emprega mais de 100 trabalhadores, dos quais 95% são moradores de Itapecuru. O gerente administrativo, Nonato Machado, explicou que a empresa atende prefeituras, órgãos federais e o mercado privado em diversos estados. “Nossa capacidade de produção pode chegar a mais de 2 mil peças por dia, dependendo da demanda”, contou.

 

Durante as visitas, Fábio Nahuz, vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do Sinduscon-MA, destacou a relevância de acompanhar de perto o funcionamento das indústrias locais. "Estivemos na BB Mendes, empresa que muito nos orgulha, com mais de 300 funcionários diretos, e também na fábrica Art Móveis, que vende para o Brasil todo”. Nahuz ressaltou ainda que a visita reflete o papel institucional da FIEMA. “Estamos aqui para conhecer e apoiar qualquer empresário do Maranhão”, disse.

Edilson Baldez visita indústria de móveis em Itapecuru, que emprega mais de 100 pessoas
Edilson Baldez visita indústria de móveis em Itapecuru, que emprega mais de 100 pessoas

Já Celso Gonçalo, vice-presidente executivo da FIEMA, fez referência ao protagonismo empresarial de Itapecuru. “São empresas locais, com trabalhadores locais e inovações que mostram a força produtiva do município”, afirmou. Gonçalo, que também preside o Conselho Deliberativo do Sebrae-MA, destacou a presença integrada das entidades do Sistema S na agenda, afirmando que o objetivo é contribuir para o fortalecimento das atividades econômicas da região.

 

A passagem da comitiva terminou com tratativas sobre demandas do setor industrial e ações conjuntas para aprimorar a operação e a competitividade das empresas instaladas em Itapecuru-Mirim.


Fonte e fotos: ASCOM - FIEMA

 
 
 

Comentários


bottom of page