top of page

Notícias

FIEMA REÚNE EMPRESÁRIOS PARA DISCUTIR AGENDA DE INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE.

Reunião do Conselho da FIEMA teve participação da Carlos Bork, superintendente de Projetos de Inovação da CNI
Reunião do Conselho da FIEMA teve participação da Carlos Bork, superintendente de Projetos de Inovação da CNI

Reunião do Conselho Temático de Desenvolvimento Industrial antecipa programação da Jornada Nacional de Inovação e do BAS Itinerante, que aconteceu esta semana em São Luís

 

O Conselho Temático de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) reuniu, nesta terça-feira (7), empresários e representantes do setor produtivo para apresentar a agenda de eventos voltados à inovação que serão realizados esta semana na entidade. Sob a condução do presidente do Conselho e vice-presidente executivo da FIEMA, Luiz Fernando Renner, o encontro destacou a importância de fortalecer a cultura da inovação e antecipou detalhes da 1ª Caravana da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, marcada para esta quarta-feira (8), e do BAS Itinerante, que ocorre na quinta-feira (9).


Durante a reunião, Renner ressaltou o papel da FIEMA em incentivar a modernização e a competitividade das indústrias maranhenses. “A Jornada da Inovação é um evento de extrema importância, pois faz parte de um movimento nacional que busca diagnosticar e trazer informações sobre processos de inovação em todos os setores do Estado. Nosso objetivo é despertar as indústrias para novas tendências de modernidade e competitividade”, afirmou.

Guilherme Manechini, Danilo Zelinski, Carlos Bork e Luiz Renner
Guilherme Manechini, Danilo Zelinski, Carlos Bork e Luiz Renner

O encontro contou com a presença de Carlos Alberto Schuch Bork, superintendente de Projetos de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que apresentou a proposta da Jornada Nacional de Inovação da Indústria — uma iniciativa da CNI e do Sebrae, com correalização da FIEMA. O projeto vai percorrer os 27 estados brasileiros até 2026, promovendo painéis, palestras e workshops sobre transformação digital, transição ecológica e sustentabilidade.


“Queremos ouvir o empresário maranhense para entender suas dificuldades e oportunidades. A partir dessas conversas, a CNI poderá propor políticas públicas mais assertivas e alinhadas com a realidade da indústria”, destacou Bork.


A programação da jornada em São Luís reunirá representantes da indústria, do poder público, de startups e especialistas em inovação. Entre as empresas participantes estão Suzano, Vale, Equatorial Energia, Emserh, Bion Engenharia e Compensei. O evento abordará temas como gestão da inovação, fomento e oportunidades de negócios sustentáveis.

O produtor executivo do BAS Itinerante, Guilherme Manechini, e o empresário Danilo Zelinski também participaram da reunião na FIEMA para falar de inovação
O produtor executivo do BAS Itinerante, Guilherme Manechini, e o empresário Danilo Zelinski também participaram da reunião na FIEMA para falar de inovação

Também participou da reunião o produtor executivo do BAS Itinerante, Guilherme Manechini, que apresentou o evento voltado à bioeconomia e à inovação na Amazônia Legal. Segundo ele, o BAS percorre todas as capitais da região promovendo o diálogo entre empresários, academia e governos. “O Maranhão é a última etapa dessa jornada, e aqui queremos discutir as soluções que têm surgido no campo da bioeconomia, especialmente em setores como alimentos, fármacos e cosméticos. Nosso objetivo é mostrar que a Amazônia pode se tornar um polo global de inovação e sustentabilidade”, afirmou.


O empresário Danilo Zelinski, CEO da gestora de investimentos KPTL, compartilhou sua experiência no setor de inovação financeira. Ele destacou o papel da KPTL como investidora em empresas inovadoras com potencial de transformação social. “Apresentei um pouco da nossa atuação na KPTL, que investe em inovação e em empreendedores da Amazônia, especialmente nas oportunidades ligadas à bioeconomia. O BAS, do qual somos parceiros, aproxima empreendedores, empresas, governos e comunidades, fortalecendo esse ecossistema. Quanto mais ele se desenvolve, melhor também para investir”, afirmou. Com sede em São Paulo e presença em diversas cidades brasileiras, a KPTL acumula 23 anos de experiência no mercado, com dez fundos e investidores como BNDES, BID, Vale e Finep.

Luiz Fernando Renner, vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CODIN, antecipou a agenda de inovação promovida pela entidade para empresários maranhenses
Luiz Fernando Renner, vice-presidente executivo da FIEMA e presidente do CODIN, antecipou a agenda de inovação promovida pela entidade para empresários maranhenses

Participaram da reunião conselheiros do CODIN, empresários, representantes do poder público e instituições que atuam com inovação no Maranhão. Entre eles, estiveram presentes Cassiano Pereira Jr., secretário do MAPA; Carlos Jorge Taborda, coordenador do Observatório da Indústria do Maranhão; Mateus Barros, coordenador da Jornada de Inovação da CNI; Mirelle Fachin e Marilene Castro, também da CNI; Fernando Duailibe, da Investe Maranhão, além de representantes da UEMA, SEDEPE, Ceuma, BASA, SESI, SENAI, Sindimetal, entre outros.


Fonte e fotos: ASCOM - FIEMA

 
 
 

Comentários


bottom of page