Notícias

Buscar

GOVERNO DO MARANHÃO INAUGURA PRAÇA MESTRE ANTÔNIO VIEIRA NO BAIRRO MONTE CASTELO EM SÃO LUIS.


A APRESENTADORA DE TV, MADALENA NOBRE QUE NASCEU E MOROU POR MUITOS ANOS NA REGIÃO DA NOVA PRAÇA, ESTAVA FELIZ E EMOCIONADA COM A INAUGURAÇÃO DESSA IMPORTANTE OBRA QUE ALIA, CULTURA, TURISMO, LAZER E RESGATE HISTÓRICO.


Uma praça equipada, moderna e que agrega equipamentos de arte, lazer, cultura, esporte e convivência, melhorando o cenário e enriquecendo o histórico bairro Monte Castelo. No sábado (31 julho), o governador Flávio Dino inaugurou a Praça Mestre Antônio Vieira, construída na área que antes era abandonada e representava risco à população. Com elementos de paisagismo, arquitetura e culturais, a praça será o novo ponto de interação dos moradores do bairro e capital, sendo novo cartão-postal do Monte Castelo.

Esses investimentos em obras são importantes para que tenhamos uma cidade mais digna e acessível, em que as pessoas tenham acesso a direitos como esporte, cultura, lazer e convivência comunitária. É uma política permanente do nosso Governo, em todas as regiões do Maranhão e já inauguramos mais de 300 equipamentos destes, entre praças, parques, quadras esportivas. Aqui, onde antes era uma área degradada, estamos entregando a praça a toda população deste bairro tão tradicional”, pontuou o governador Flávio Dino.


A POPULAÇÃO AGRADECEU AO GOVERNADOR FLÁVIO DINO PELA IMPORTANTE OBRA E HOMENAGEM AO MESTRE ANTÔNIO VIEIRA, QUE RESIDIA NA REGIÃO DA PRAÇA.


O governador Flávio Dino destacou ainda a Estação do Choro e outras obras que estão em execução na capital. “Entre os equipamentos disponíveis nesta grandiosa praça, temos a Estação do Choro, espaço da praça dedicado à música e que homenageia à trajetória profissional e carreira artística vitoriosa do mestre Antônio Vieira. Fizemos grande intervenção no Anil para melhorar o trânsito, entregamos cartões do Minha Casa Melhor, vamos iniciar a pavimentação da Estrada da Vitória, construir uma saída alternativa na Ivar Saldanha, obras de drenagem, intervenções na Praia Grande”, frisou.


Flávio Dino acrescentou que, “mediante estas ações, estamos gerando empregos, sendo que, cada obra dessas envolve centenas de trabalhadores e estimulando o setor da construção civil, um dos objetivos dessa política dos investimentos em obras. Sabemos a dimensão da crise econômica e as obras públicas são um vetor de importante na geração de trabalho e renda para nossa população”.


GOVERNADOR FLÁVIO DINO ACOMPANHA A APRESENTAÇÃO DO GRUPO TIRA-TEIMA NA ESTAÇÃO DO CHORO, QUE FOI CONSTRUÍDO NA PARTE CENTRAL DA PRAÇA E VAI PROMOVER A DIFUSÃO MUSICAL DO RITMO E SERÁ UM ESPAÇO DEDICADO AS ARTES.


A área de 3.743 metros quadrados recebeu uma praça moderna com mobiliário urbano, playground, caramanchões de lazer com jogos de tabuleiro, sistema de iluminação em led, pontos de acesso à internet, paisagismo com grama e plantas ornamentais. Além disso, o local conta com um mural de grafiteiros maranhenses. A Estação do Choro, um espaço especial na praça dedicado ao chorinho, conta com painéis que expõem a história desse ritmo musical e área para apresentações dos artistas. Na entrega do espaço, o palco foi inaugurado pelo grupo Tira-Teima.

É um espaço transformado em uma área de integração para o bairro Monte Castelo e toda a São Luís. Um monumento à cultura maranhense. São três obras importantes com a praça, espaços para apresentações artísticos-culturais e a Estação do Choro. Aqui era uma oficina dos bondes de São Luís e o Monte Castelo, o celeiro do choro. Aqui vão funcionar várias oficinas musicais, culturais e atende também uma reivindicação do Clube do Choro no Maranhão. É uma obra muito bonita e muito integrada, com paisagismo, lazer, esporte e tudo mais”, enfatizou o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (SECID), Márcio Jerry.


PRAÇA FOI CONSTRUÍDA EM TERRENO EM DESUSO NO BAIRRO MONTE CASTELO


Construída em homenagem ao músico e poeta maranhense falecido em 2009, a Praça Antônio Vieira foi erguida onde antes havia um terreno abandonado e que, por anos, era usado como depósito de lixo. “Antes, aqui era um ponto de drogas, assaltos e até mortes. Obrigada, governador, por tudo. Nossa comunidade agradece e vocês estão de parabéns”, disse a representante da comunidade do Monte Castelo, Vera Lúcia Lindoso.

Apresentações musicais foram preparadas para homenagear a obra de Antônio Vieira, artista que nasceu em São Luís, em 1920, e teve mais de 60 anos de carreira. Seu primeiro sucesso foi a música Mulata Bonita, mas ele só teve seu talento reconhecido nacionalmente aos 77 anos, quando a também maranhense Rita Benneditto, em 1997, gravou as músicas Tem Quem Queira e Cocada.

Presentes ao evento, a coordenadora do programa Minha Casa Melhor da Secretaria de Estado de Governo (SEGOV), Cricielle Muniz; o presidente da Agência Estadual Metropolitana (AGEM), Lívio Correa; o deputado federal Pedro Lucas Fernandes; lideranças e moradores do bairro.


OBRAS E CIDADANIA:


ENTREGA SIMBÓLICA DE CARTÕES DO PROGRAMA MINHA CASA MELHOR


Na solenidade de inauguração da Praça Mestre Antônio Vieira, o governador Flávio Dino assinou ordem de serviço da AGEM, realizou entrega simbólica de cartões do programa Minha Casa Melhor. Entre as obras a serem realizadas pela AGEM estão a pavimentação e drenagem da Estrada da Vitória; ordem de serviço para construção do Residencial Monte Castelo; requalificação de espaço público localizado na Praia Grande, em São Luís; execução de obra de pavimentação da estrada da Vitória, no bairro Apeadouro; recuperação de sistema de drenagem na altura da estrada do Horto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e interligação de vias no bairro Ivar Saldanha.

Os cartões do programa Minha Casa Melhor contemplaram moradores de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar. Três sorteados receberam os cartões das mãos do governador. Totalizam 19 sorteios do programa, somando 35.100 famílias beneficiadas com o valor de R$ 600. O recurso é utilizado para compra de móveis, eletrodomésticos, artigos para o lar e gás de cozinha. Até o final do programa, em 28 de agosto, serão 45.600 famílias beneficiadas, abrangendo os 217 municípios maranhenses, com um total de R$ 30 milhões em investimentos.


DONA EDENIR, ANTIGA MORADORA DO BAIRRO RETIRO NATAL, COM AS FILHAS LÚCIA HELENA E MADALENA NOBRE, LEMBRANDO BONS MOMENTOS DE INFÂNCIA NA REGIÃO, QUE ESTÁ DE CARA NOVA, COM UM LINDO PAISAGISMO E TOTALMENTE URBANIZADA.



FONTE: SECOM

FOTOS: KARLOS GEROMY E MARCOS DAVI