top of page

Notícias

LUCRO OPERACIONAL DA INDÚSTRIA MARANHENSE RECUA NO 2º TRIMESTRE.

Sondagem registra terceiro trimestre seguido abaixo da linha de confiança.
Sondagem registra terceiro trimestre seguido abaixo da linha de confiança.

O desempenho financeiro da indústria no Maranhão voltou a registrar retração no segundo trimestre de 2025. É o que revela a nova edição da Sondagem Trimestral da Indústria, levantamento realizado pelo Observatório da Indústria, da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador de lucro operacional caiu para 35,9 pontos – o menor valor em um ano – e se manteve, pelo terceiro trimestre consecutivo, abaixo da zona de satisfação (50 pontos).


A situação financeira das empresas também registrou queda, encerrando o período com 40,9 pontos. Já o indicador de acesso ao crédito ficou em 36,8 pontos, sinalizando restrição contínua ao financiamento das atividades industriais.


Na construção civil, os principais obstáculos apontados pelos empresários foram a elevada carga tributária (41,7%), burocracia excessiva, taxas de juros elevadas e o custo da mão de obra qualificada, todos com 33,3% das menções.


O levantamento mostra um cenário que ainda inspira cautela, com indicadores abaixo da linha de confiança e fatores estruturais limitando a competitividade”, avaliou o coordenador de Ações Estratégicas da FIEMA, o economista José Henrique Braga Polary.


A sondagem é realizada trimestralmente e reúne percepções de empresários industriais do Maranhão sobre o desempenho recente e os principais desafios enfrentados. O relatório completo está disponível em: https://www.fiema.org.br/revista/view/788.


Fonte e foto: ASCOM - FIEMA

 
 
 

Comentários


bottom of page