Notícias

Buscar

MARANHÃO TEM PRESENÇA MARCANTE NA 48ª ABAV EXPO & COLLAB.


MISSÃO MARANHENSE NA ABAV 2021 CONHECE EMPREENDIMENTO DO RAMO DA HOTELARIA DE CHARME EM AQUIRAZ, NO LITORAL CEARENSE.



- EVENTO MARCA RETOMADA DOS EVENTOS PRESENCIAIS NA CADEIA DO TURISMO E FUNCIONA COMO TESTE PARA O SETOR, UNIFICANDO OS FORMATOS PRESENCIAL E DIGITAL. MARANHÃO PARTICIPA COM CARAVANA COMPOSTA POR MAIS DE 80 EMPRESÁRIOS, DOS PRINCIPAIS POLOS DE TURISMO DO ESTADO.


Com uma caravana composta por mais de 80 empresários, entre agências de viagens, operadores de turismo, guias, donos de equipamentos do setor hoteleiro, artesãos, além profissionais do turismo e técnicos de instituições que atuam na cadeia turística, o Maranhão participa da 48ª Abav & Expo Collab, em Fortaleza (CE), em missão técnica e de mercado apoiada pelo SEBRAE com parceria da ABAV estadual.

Composta por integrantes dos polos São Luís, Chapada das Mesas, Floresta dos Guarás e Lençóis-Munim, a caravana do Maranhão vivencia a oportunidade de um reencontro com os eventos presenciais do setor turístico, organizados dentro do novo formato a ser adotado daqui por diante, que inclui rígidos controles sanitários para evitar novas ondas de contágio e propagação do coronavírus, regras de distanciamento para a ocupação de espaços físicos e a convivência entre o ambiente físico com o digital, consagrando os eventos híbridos como padrão para este novo momento. Com isso, a ABAV 2021 traz também novos modelos de negociação entre parceiros comerciais e de divulgação de produtos, privilegiando alternativas como folheteria digital.


ESTANDE DO MARANHÃO NA ABAV 2021 É PONTO DE ENCONTRO DE EMPRESÁRIOS E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS.


No ambiente da ABAV 2021, as palavras de ordem do momento são reconstrução e reordenamento de prioridades como bases para a retomada dos negócios. E há razões que justificam as boas expectativas, dentre as quais a redução dos casos e óbitos em razão da Covid-19 e a evolução da vacinação em todo o país, o crescimento do número de viagens, a reabertura de fronteiras, a volta dos cruzeiros marítimos, o aumento do movimento nos aeroportos e de ocupação na rede hoteleira e o início da recuperação de postos de trabalho.

Essa retomada das feiras presenciais está sendo muito positiva e sendo feita com os cuidados para que possamos continuar avançando. Hoje, já vislumbramos mais claramente as perspectivas de reaquecimento dos negócios e, na Abav 2021 estamos tendo oportunidade de ver como a indústria do turismo se recoloca neste momento, com muitas empresas se reestruturando, criando novas formas de chegar ao cliente e ao mercado, na perspectiva de superação das perdas acumuladas nos últimos 18 meses”, analisa Armando Ferreira, da À associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH/MA e Rio Poty Hotel.


ARMANDO FERREIRA (ABIH-MA) E NONATO LUZ (SINDICATO EMPRESARIAL DE HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO DO MARANHÃO - SEHAMA) EM VISITA TÉCNICA AO PORTO DAS DUNAS AQUIRAZ, CONHECEM PRODUTOS PERSONALIZADOS CRIADOS PELO HOTEL, COMO DIFERENCIAIS PARA A CLIENTELA.


Superando todas as expectativas de público, com 11 mil inscritos, a ABAV 2021 reúne, no Centro de Eventos do Ceará, 184 marcas no ambiente de Exposição e viabiliza 50 eventos de capacitação nas novas tendências do turismo, no Espaço Vila do Saber.


DESTAQUES DA PARTICIPAÇÃO MARANHENSE NA ABAV 2021


VISITA TÉCNICA A EMPREENDIMENTO DA HOTELARIA DE CHARME

Um pedaço do Maranhão no Distrito de Aquiraz, no litoral do Ceará. Retrato perfeito do Turismo de Charme, o Porto das Dunas Aquiraz, em funcionamento há cinco meses, foi idealizado pelos maranhenses Luis Augusto e Luísa Bottino.

O hotel foi palco de visita técnica da missão maranhense que participa da ABAV Expo & Collab 2021, que acontece até esta sexta-feira, 8, em Fortaleza-CE. O equipamento, que já é referência regional, pratica um conceito de atendimento personalizado, pautado na afetividade e no acolhimento.

Promete e cumpre tudo isso ao agregar valor e significados surpreendentes, fazendo brilhar na experiência turística detalhes como decoração, ambientação e recepção e cuidados com o hóspede, além de mobília, vivências gastronômicas e na própria localização, que permite ao turista desfrutar de um local pensado para acolher e encantar, tendo o verde do mar cearense e palmeiras tropicais como moldura.

Da visita, um saldo de possibilidades de parceria, especialmente com os destinos da Rota das Emoções, e muita inspiração e boas práticas da hotelaria de charme. Empreendedores como Virgínia Barros, da Taguatur Turismo (São Luís); Patrick Araújo, secretário de Turismo de Tutóia e dono da Pousada e Agência Baluarte e a dupla Gilvandro Oliveira e Matheus Duailibe, da Vila Capininga Ecopousada, em Santo Amaro, destacaram que as pousadas de charme podem ser implementados pela hotelaria no Maranhão para tornar mais especial a experiência do cliente em cada estabelecimento.


PATRICK ARAÚJO, EMPRESÁRIO COM ATUAÇÃO NA ROTA DAS EMOÇÕES, EM EVENTO NA VILA DO SABER FALA SOBRE PECULIARIDADES DO ROTEIRO QUE UNE ATRATIVOS DO CEARÁ, PIAUÍ E MARANHÃO.


NEGOCIAÇÕES

Já no Espaço do Maranhão, o Cazumbá chama para a festa e anuncia as tradições maranhenses no Pavilhão de Exposições, onde empresas maranhenses apresentam seus produtos e negociam parcerias comerciais com clientes e potenciais parceiros de negócios. No estande, além de encontros institucionais, acontecem diariamente rodadas de negociações com o apoio de plataformas digitais, que dispensam e reduziram muito, este ano, o uso de folheteria impressa.

No local, também se destacam várias reuniões institucionais entre agentes públicos, da Secretaria Estadual de Turismo e Secretaria Municipal de São Luís e entre técnicos que atuam nos polos turísticos do estado e as caravanas participantes.


O PERSONAGEM CAZUMBÁ AO LADO DE RENATA COSTA (SEBRAE-MA), SAULO SANTOS (SECRETÁRIO DE TURISMO DE SÃO LUIS) E JANSEN SANTOS (PRESIDENTE DA ABAV-MA) NO ESTANDE DO MARANHÃO NA 48ª ABAV EXPO & COLLAB.



ROTA DAS EMOÇÕES

No Espaço da Vila do Saber, um dos destaques da programação de ontem, 07, foi o Check-in da Rota das Emoções, organizado pelo SEBRAE, e que trouxe para o ambiente da ABAV Expo & Collab detalhes e diferenciais da Rota, onde se sucedem atrativos exuberantes com uma diversidade de opções apaixonantes.

Participaram do Check-in da Rota cerca de 70 empresários e potenciais parceiros. Pelo Maranhão, quem deu o recado sobre a Rota das Emoções, que completou 16 anos este ano, foi Patrick Araújo, empresário de Tutóia, dono da Baluarte Agência e Pousada.

Em sua fala, o empresário sublinhou peculiaridades da Rota das Emoções como a exuberância natural, a diversidade de atrativos, artesanato e gastronomia única com capacidade para propiciar vivências ímpares ao turista. Patrick Araújo lembrou que esse roteiro integrado une os estados do Maranhão (Lençóis Maranhenses), Piauí (Delta do Parnaíba) e Ceará (Jericoacoara), abrangendo 14 municípios e uma cadeia de mais de 300 empreendimentos ligados à rota direta e indiretamente.


ENTRE OS ROTEIROS MAIS EXUBERANTES DO BRASIL, A ROTA DAS EMOÇÕES É COMPOSTA POR MARAVILHAS NATURAIS DO PLANETA: JERICOACOARA NO CEARÁ. O DELTA DO RIO PARNAÍBA, NA DIVISA ENTRE OS ESTADOS DO MARANHÃO E PIAUÍ E O FASCINANTE PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES.