top of page

Notícias

Buscar

PAULO MATOS (SETUR-MA) E AS EXPECTATIVAS PARA O TURISMO NO MARANHÃO.


A ATENÇÃO ESPECIAL DO GOVERNADOR REELEITO, CARLOS BRANDÃO, COM O TURISMO MARANHENSE FAZ O GESTOR DA SETUR-MA, PAULO MATOS, ACREDITAR EM MAIS DESENVOLVIMENTO PARA O SEGMENTO, QUE TEM CRESCIDO NOS ÚLTIMOS MESES.



Em entrevista exclusiva concedida ao Programa Mundo Passaporte e a Coluna Nobre (Jornal O Imparcial), o Secretário de Turismo do Maranhão, Paulo Matos, falou do crescimento, melhorias e expectativas para o setor turístico no estado.


- O QUE O TRADE TURISTICO PODE ESPERAR DA SETUR AINDA EM 2022?

Paulo Matos: Temos muitas novidades para esse ano, como a captação de novos voos nacionais e internacionais (incluindo voos charters), que daremos mais detalhes durante coletiva de imprensa. Além disso, estamos criando e reestruturando roteiros turísticos, como o da Madre Deus, investindo em pesquisas pelo nosso Observatório do Turismo e em cursos presenciais e no formato EAD.


Até o final do ano estamos planejando novas edições das Caravanas Mais Turismo e seguimos com o investimento na promoção do destino nacionalmente e internacionalmente com foco na participação de grandes eventos do segmento. Obras como a Beira Rio de Santo Amaro já estão prontas e devem ser entregues em breve.


- O QUE O SR. PRETENDE IMPLANTAR COMO NOVIDADE PARA O CRESCIMENTO DO SETOR TURISTICO?

Paulo Matos: Estamos construindo nosso planejamento, mas já podemos adiantar que vamos dar atenção à promoção turística explorando nossas potencialidades como ecoturismo, turismo religioso, turismo cultural, turismo de aventura/esportes e turismo de eventos, realização de press trips (com mídia geral, mídia especializada, digital influencers, blogueiros e celebridades) e famtours (com agentes de viagens, companhias aéreas, redes hoteleiras e operadores de turismo).


Apoiar a captação e realização de eventos geradores de fluxo turístico (culturais, técnico/científicos, religiosos, etc) para o Estado, participação em feiras regionais nacionais e internacionais e demais ações de apoio à comercialização que envolvam o trade local.


Queremos também continuar implantando e reformando Centros de Atendimento ao Turista - CAT em parceria com os municípios e instalar delegacias especiais de atendimento ao turista nos polos indutores do Maranhão.


Ampliar os serviços ofertados pela Caravana Mais Turismo e ao CEPRAMA Itinerante e a oferta de produtos e serviços turísticos dos municípios que compõe a parte Maranhense da Rota das Emoções e que fazem parte dos Polos Lençóis & Delta, Polo Munim e Polo São Luís, em parceria com as Instâncias de Governança desses polos, trade turístico, iniciativa privada em geral e instituições parceiras.


- QUAIS AS PRINCIPAIS AÇÕES QUE O GOVERNADOR REELEITO, CARLOS BRANDÃO PRETENDE IMPLANTAR NAS POLÍTICAS ESTADUAIS DO TURISMO?

Paulo Matos: De acordo com o plano de governo, destacamos algumas medidas propostas como a criação de um Fundo Estadual de Desenvolvimento do Turismo do Maranhão e da lei de incentivo ao turismo, disponibilizando recursos financeiros a micro, pequenos e médios empreendedores do setor.


Pretendo implementar, em parceria com prefeituras, planos de marketing e de receptivo turístico, reformar terminais rodoviários e instalações de terminais hidroviários, implementar centros de atendimento ao turista (CAT) e estimular a revitalização do Centro Histórico de São Luís e dos municípios que integram a 'Rota das Emoções', ‘Rota Amazônia’ e da 'Rota Chapada - Jalapão'.


- O SR. ACREDITA NA SUA PERMANÊNCIA NO CARGO EM 2023?

Paulo Matos: Essa é uma decisão do nosso recém reeleito governador Brandao que tenho certeza que terá muito cuidado em montar sua equipe. Eu estarei sempre a postos, independente do lugar, para seguir contribuindo com esse governo.


O ARTESANATO MARANHENSE TEM TIDO MELHORIAS SIGNIFICATIVAS NA ATUAL GESTÃO.

bottom of page