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PESQUISA DE MÍDIA E CONSUMO AFIRMA: QUASE 80% DOS LARES EM SÃO LUIS, ASSISTEM E PREFEREM A TV ABERTA


PESQUISA INÉDITA REALIZADA PELO GRUPO DE AGÊNCIAS DE PROPAGANDA DO MARANHÃO MOSTRAM DADOS ATUALIZADOS SOBRE CONSUMO E MÍDIA EM SÃO LUÍS.


A Pesquisa de Mídia e Consumo 2020 - São Luís, realizada pelo Grupo de Agências de Propaganda do Maranhão foi apresentada à imprensa em coletiva online e apontam dados importantes ao mercado publicitário no estado. Com cruzamentos de dados demográficos, cenários de consumo e preferências de mídia é possível tornar o planejamento das ações, muito mais assertivas e representa uma inovação no mercado da capital maranhense.


Os dados detalhados e dinâmicos das preferências dos ludovicenses, partindo de referências demográficas (gênero, faixa etária, classe econômica e bairro), preferências de mídia (tv, rádio, jornal, mídia digital, mídia externa) e cenários de consumo como moradia, transporte, varejo (roupa, bebidas), operadoras de telefonia, educação e outros. Com isso, é possível montar cenários específicos e analisar, de forma mais clara, onde está o público, possibilitando o investimento e ações de marketing com melhores resultados.


A MAIORIA DAS PESSOAS ENTREVISTADAS PREFEREM A TV ABERTA (TRADICIONAL) COMO FONTE DE INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO.


"Há alguns anos tentávamos realizar uma pesquisa local que trouxesse para o mercado dados mais detalhados e em um formato digital. Em 2019, conseguimos reunir 10 agências locais com esse objetivo. Mais que uma pesquisa, criamos uma plataforma dinâmica de cruzamento de dados e inteligência de mercado", revela Felipe Ladeira, representante do Grupo das Agências de Propaganda do Maranhão e sócio da Quadrante Brasil.

A pesquisa entrevistou 1.500 pessoas em janeiro de 2020 em São Luís - bairros da cidade - totalizando 10 regiões. Foram mais de 170 mil respostas tratadas e organizadas pela metodologia utilizada. "É uma pesquisa inovadora e que traz outra perspectiva ao mercado local. O objetivo é que ela seja atualizada anualmente", disse Peter Vieth, psicólogo e responsável pelo desenvolvimento da pesquisa.


64,07% preferem TV aberta / 19,04% preferem TV por assinatura / 16,89% preferem tv por streaming


A TV aberta (tradicional) tem uma penetração diária de 56,60%. Semanalmente, esse índice chega a 79,53%. Entre as mulheres, a preferência pela TV aberta é de 66,22% e a TV por streaming (internet) é a segunda em preferência entre elas: 17,12%. Quem mais assiste a TV aberta são as mulheres: 56,86%,

Entre os homens, a preferência pela TV aberta é de 61,99%. Por sua vez, a TV por assinatura é que fica no segundo lugar, com preferência de 21,35% dos homens, seguida do streaming por 16,67%.


AS RÁDIOS EM SÃO LUÍS, ENTRE OS ENTREVISTADOS DA PESQUISA, TÊM UM ALCANCE DE 20,73% DIÁRIO, E UM ACUMULADO SEMANAL DE 40%, SE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO QUEM ESCUTOU RÁDIO NOS ÚLTIMOS SETE DIAS.

Se comparadas aos serviços de streaming, a preferência do público de São Luís é pela rádio: 68,46% dos entrevistados. Entre os que preferem streaming, as mulheres são a maioria. A preferência por rádios é maior entre os homens, com 72,98%; já entre as mulheres, são 63,71%.

Se levarmos em consideração as classes econômicas, na classe A e B1, 49,59% preferem ouvir rádio; o streaming tem a preferência de 36,36% dessas pessoas. Já na classe C2, D e E, essa preferência por rádio alcança 80,26%. O streaming possui apenas 12,72% de preferência.

OS JORNAIS IMPRESSOS OU PELA INTERNET CONTINUAM SENDO BASTANTE VISTOS.

Dos entrevistados, 35,26% afirmaram ler jornal pelo menos uma vez semanalmente. Deles, 44,02% preferem ler na internet e 37,97% preferem o impresso. Entre as mulheres, o jornal na internet é preferência com 46,06%, sendo 34,36% aquelas que preferem impresso. Já entre os homens, impresso e internet empatam: 41,09% e 41,86% respectivamente.


A Pesquisa de Mídia e Consumo 2020 - São Luís é acessada na íntegra pelas agências do Grupo que a financiou. Dados gerais estão disponibilizados para o mercado sem ônus. E em nenhuma circunstância dados relativos a veículos de comunicação, emissoras, programas podem ser divulgados ou utilizados publicamente. "Nossa pesquisa tem o objetivo oferecer aos nossos clientes as informações precisas e atualizadas sobre os hábitos de compra e consumo de mídia", finalizou Felipe Ladeira. Os dados dessa pesquisa podem ser acessados através desse link: https://bit.ly/2ZsztRW

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