PRÉ-CARNAVAL DO MARANHÃO - ALEGRIA TOMOU CONTA DO CENTRO DE SÃO LUIS.
BLOCO AFRO ABIYEYE MAYLO ABRIU A FESTA DO ÚLTIMO FINAL DE SEMANA. (Foto: Karlos Geromy).
Blocos organizados, fofões, foliões fantasiados e muita maisena. Essa é a “cara” do Pré-Carnaval da Madre Deus, que vem contagiando maranhenses e turistas nos últimos finais de semana. No último domingo (09/02), não foi diferente. No Beco do Gavião, uma programação diversificada animou o público em um dos mais tradicionais pontos de folia de São Luís.
O Bloco Afro Abiyeye Maylo abriu a festa, seguido da batucada forte do Bloco Falcões de Prata. Na sequência, foi a vez do cantor compositor Paulinho Akomabu subir ao palco. A Escola de Samba Turma do Quinto, originária do bairro centenário, encantou os foliões antes do grande show de encerramento com o Grupo de Samba Tô Di Mais.
Um dos destaques da festa é o forte esquema de segurança, que garantiu a tranquilidade no local durante toda a tarde de folia.
Com mais de 20 anos de carreira como compositor, cantor e percussionista, Paulinho Akomabu acredita que a Madre Deus é “indiscutivelmente referência cultural do Maranhão”.A Madre Deus já é comprovadamente um celeiro de festa, de encontro e de harmonia de todas as manifestações culturais do nosso estado. Estar aqui na Madre Deus é respirar esse ar, participar desse movimento tão bonito e tão forte”, garante o músico.
Essa também é a sensação da dona de casa Josy Barbosa Silva, que aprovou a festa no bairro cultural. “Tá uma maravilha. Essa cultura é a cultura da terra, uma cultura da gente e que tem que ser cada vez mais valorizada. Isso é o Maranhão, isso é alegria, isso é o amor”, frisa Josy Barbosa.
A programação do Pré-Carnaval 2020 na Madre Deus se estende por mais um final de semana. No próximo domingo (16), se apresentam no Beco do Gavião o Bloco Afro Juremê, o Bloco Tradicional Gaviões do Ritmo, a cantora Teresa Canto, a Escola de Samba Marambaia e o Grupo de Samba JP e Leo.
O Pré-Carnaval do Maranhão é coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), em parceria com a Prefeitura de São Luís. A programação completa está disponível no site cultura.ma.gov.br e nas redes sociais da SECMA.
Comments