PROTOCOLOS SANITÁRIOS: SETUR EXPANDE AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O POLO LENÇÓIS MARANHENSES.
SENSIBILIZAÇÃO COM O TRADE DE SANTO AMARO
Após a reabertura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses no dia 1 de julho, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), vêm intensificando e expandindo a sensibilização da importância das medidas de prevenção e dos protocolos sanitários no turismo do Estado. Na última quarta-feira (26) e quinta-feira (27) a equipe da SETUR esteve nos municípios de Barreirinhas e Santo Amaro passando orientações sobre os protocolos de segurança sanitária e orientações específicas relacionados aos meios de hospedagens, guias, agências, bares e restaurantes, atrativos turísticos e meios de transportes.
A superintendência de Turismo Lençóis e Delta, em apoio à Equipe de Promoção e Qualificação Profissional da SETUR, estiveram na quarta-feira (26), na cidade de Barreirinhas, em reunião com o trade que contou com a presença do secretário de Turismo, Catulé Jr e as principais lideranças do trade turístico. No encontro, foram esclarecidas as dúvidas e distribuído material adesivo com QR code contendo informações dos protocolos disponíveis no site da SETUR e vídeo com as principais recomendações para cada setor.
Para o secretário de Turismo do Governo do Estado, Catulé Júnior, é de suma importância as ações de sensibilização junto ao trade no Estado. “Temos feito um intenso trabalho demostrando a importância de cada empresário, colaborador e cidadão seguirem atentamente as regras dos protocolos de biossegurança e sanitários para que o Maranhão continue sendo um destino turístico seguro”, afirma Catulé Júnior.
SENSIBILIZAÇÃO COM O TRADE TURÍSTICO DE BARREIRINHAS.
O secretário de Turismo de Santo Amaro, Jorge Silva, esteve junto a equipe da SETUR, e afirmou que o município já está seguindo orientações e elogiou as ações da secretaria neste momento que as atividades estão se intensificando. “A gente tem tido sucesso nesse trabalho, o reforço da SETUR vem em ótima hora, pois estamos buscando orientar para que, no feriado de setembro, que já estamos com quase 70% de ocupação, haja um controle de entrada desses veículos, inclusive em relação a entrada de ônibus, micro-ônibus e vans, nas barreiras sanitárias no povoado Rio Grande, buscando sempre que nosso município esteja livre do novo coronavírus e apto para receber nossos visitantes”, afirma Jorge Silva.
A cidade de Santo Amaro adotou algumas medidas de prevenção da Covid-19 em relação aos horários de funcionamentos de cada estabelecimento. No processo de renovação dos alvarás, os empreendedores preencheram um formulário com o termo de responsabilidade sanitária junto a vigilância sanitária do município.
Mudanças A Prefeitura de Santo Amaro, o ICMbio e os prestadores de serviços dos meios de transportes que trabalham com visitantes na região entraram em acordo, por meio do qual ficou permitido a prática da lotação com 7 pessoas por veículo, mais um guia e um motorista.
Antes da pandemia o município disponibilizavam 4 roteiros entre Santo Amaro, Parque Municipal e 3 com Parque Nacional, e atualmente, a fim de seguir os protocolos sanitários, evitando a aglomeração, o município buscou acrescentar mais roteiro e horários alterados, onde foram ampliado para 9 roteiros.
A presidente das agências de turismo de Santo Amaro, Rosimeire Santos de Meneses, também esteve junto a equipe da SETUR e afirmou que é importante o repasse das informações para os agentes de turismo da região. Ela assegurou que a população precisa fazer sua parte e apesar da liberação das atividades turísticas, os cuidados precisam ser redobrados. “Se todos seguirmos os protocolos, orientando os clientes, atendemos somente 7 pessoas por veículo e respeitando o decretos municipal e estadual, temos certeza que logo estaremos livre da Covid-19”, afirma Rosimeire Santos.
Polo São Luís
Desde o começo de agosto, equipes da SETUR já desenvolveram ações de sensibilização nas cidades de São Luís, Alcântara, Raposa, Barreirinhas e Santo Amaro. Mais informações podem ser acessadas em www.turismo.ma.gov.br/protocolos/
FONTE E FOTOS: SECAP
Comentários