top of page

Notícias

Buscar

ROTA DO SOL NORDESTE IRÁ FORTALECER O TURISMO ENTRE O MARANHÃO E CEARÁ.


A PROPOSTA DA ROTA É INTEGRAR AS CAPITAIS SÃO LUÍS E FORTALEZA E OPORTUNIZAR AOS TURISTAS, A FANTÁSTICA EXPERIÊNCIA DE VIVENCIAR DIVERSOS PRODUTOS TURÍSTICOS ÚNICOS NO BRASIL E AVENTURAS INESQUECÍVEIS.


Com o objetivo de fortalecer o turismo entre as capitais do Maranhão e Ceará, as Secretarias de Turismo de São Luis e Fortaleza apresentaram no final da tarde da segunda-feira (26/07), durante um passeio náutico pela orla de São Luís, o projeto Rota do Sol Nordeste, que consolida a união desses 02 importantes destinos turísticos nacionais.

O lançamento oficial da Rota do Sol Nordeste contou com as presenças dos secretários de Turismo dos destinos participantes, entre eles, Saulo Santos (São Luís), Patrick Araújo (Tutóia), Juscelino Vasconcelos (Jericoacoara), Ângelo Tuzze (Paracuru). Alexandre Pereira (Fortaleza) e outros convidados, além de representantes de entidades ligadas ao turismo e profissionais da Imprensa especializada.

OS SECRETÁRIOS DE TURISMO: ALEXANDRE PEREIRA (FORTALEZA), SAULO SANTOS (SÃO LUIS), HUGO VEIGA (SEC, ADJ. DE TURISMO DO MARANHÃO), SABRINA MARTINS (SEC. ADJ. TURISMO SÃO LUIS), PATRICK ARAÚJO (TUTÓIA-MA), ÂNGELO TUZZE (PARACURU-CE).

A proposta da rota é integrar as capitais São Luís e Fortaleza, e nesse sentido, a Prefeitura tem buscado parcerias de integração de rotas do turismo, como a Rota do Sol Nordeste, que vai oferecer a possibilidade de viagem para Tutóia (MA), Paracuru (CE) e Jericoacoara (CE). São Luís é anfitriã do evento, e com isso, o turista poderá experimentar os produtos turísticos que temos na capital maranhense e de todos os locais que integram o circuito”, explica Saulo Santos.

Em junho deste ano, foi lançado o primeiro trecho da Rota do Sol Nordeste, que une Fortaleza a Natal, passando por Canoa Quebrada e Pipa. Em todos os casos, a iniciativa reúne as prefeituras por meio das secretarias municipais de Turismo.

AS BELAS PRAIAS DA REGIÃO, ENTRE ELAS, JERICOACOARA NO CEARÁ, O PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES E O DELTA DO RIO PARNAÍBA, INTEGRAM A ROTA QUE VAI ENTRAR NA LISTA DE DESEJOS DOS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS.


SOBRE A ROTA

O projeto de integração entre as capitais nordestinas foi concebido pelo secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, no final de 2019. A inspiração veio do turismo feito na Europa, onde é comum o viajante chegar por um país e sair por outro.

Quando participava das feiras, observei que estávamos disputando o mesmo turista entre todos e oferecendo produtos muito parecidos. Percebi que o ideal era unir forças e conquistar juntos o viajante, em lugar de disputá-lo”, conta Alexandre Pereira.

A ideia inicial era lançar o primeiro trecho (Fortaleza/Natal) no primeiro semestre de 2020, o que acabou tendo que ser adiado devido à pandemia.


A CIDADE DE TUTÓIA-MA TEM O PRIVILÉGIO DE FICAR LOCALIZADA EM FRENTE AO DELTA DO RIO PARNAÍBA E AO LADO DOS PEQUENOS LENÇÓIS MARANHENSES.


ROTEIRO INTEGRADO

A capital maranhense possui uma vasta oferta de produtos turísticos, que vão desde as praias ao Centro Histórico, passando pela gastronomia e os atrativos naturais, por ser uma ilha. São Luís também possui seu lado moderno, com bares, cinemas, restaurantes, shopping centers e luxuosos hotéis. É, ainda, a combinação perfeita de sol e mar.

Distante 324 km de São Luís, está a cidade de Tutóia, município que tem o privilégio de estar geograficamente localizado em frente ao Delta do Rio Parnaíba e ao lado dos Pequenos Lençóis Maranhenses. Dispõe de recursos naturais que estão distribuídos em seu espaço geográfico e possibilitam experiências únicas para o visitante.


A CAPITAL MARANHENSE POSSUI UMA VASTA OFERTA DE PRODUTOS TURÍSTICOS, QUE VÃO DESDE AS PRAIAS AO CENTRO HISTÓRICO, PASSANDO PELA GASTRONOMIA E DIVERSOS OUTROS ATRATIVOS NATURAIS.


Já no Estado do Ceará, encontra-se Jericoacoara. De fama internacional, é rodeada por dunas e coqueirais e possui lagoas de águas cristalinas. O destino também oferece diversas opções de ecoturismo e atividades de aventura e entretenimento para agradar aos mais exigentes e diversificados perfis de turistas.

Paracuru, a apenas 84 quilômetros de Fortaleza, é conhecida pela tranquilidade dos seus Lençóis Paracuruenses, um paraíso formado por quilômetros de dunas em constante movimento. A cidade é a única sede de município do interior cearense banhada pelo mar, tendo o mais rico e variado ecossistema da Costa do Sol Poente, delineado por belíssimas praias.

CONHECIDA COMO A TERRA DO SOL, FORTALEZA TEM TAMBÉM ATRATIVOS HISTÓRICOS E CULTURAIS, TURISMO DE COMPRAS E ESPORTIVO.


Conhecida como a Terra do Sol, Fortaleza tem também atrativos históricos e culturais, turismo de compras e esportivo. Nos últimos anos, a cidade tem passado por fortes investimentos em infraestrutura turística, como a nova Beira Mar e o Polo Gastronômico da Varjota, e é um destino consolidado nacional e internacionalmente.

A união dos atrativos de São Luís – a capital agitada, criativa, modernizada e com Patrimônio singular tombado pela Unesco; Tutóia – a cidade porta de entrada para o Delta das Américas; Jericoacoara – que revela a natureza como principal nutriente da vida, combinada com uma noite de festas; Paracuru - com suas dunas e riquezas naturais; e Fortaleza – a capital moderna, rica em história e com um clima convidativo a mergulhos em suas belas praias, transforma uma viagem de 8 a 10 dias pelo Maranhão e Ceará em uma experiência inesquecível, em que o viajante revisita valores pessoais e usufrui do estilo de vida simples, saudável, alegre e muito rico do povo nordestino. É uma reunião de sons, cores e sabores que surpreenderá os turistas brasileiros e estrangeiros.

O SEBRAE É UM FORTE PARCEIRO DO TURISMO NOS ESTADOS QUE COMPÕE A ROTA DO SOL NORDESTE. NA FOTO: SABRINA MARTINS (SEC. ADJ. TURISMO SÃO LUIS), DR. MAURO BORRALHO (DIR. TÉCNICO SEBRAE-MA), SAULO SANTOS (SEC. MUNICIPAL DE TURISMO - SÃO LUIS), RAQUEL JORDÃO E LUIS WALTER AMBOS DO SEBRAE-MA.



bottom of page