Notícias

Buscar

SÃO LUIS-MA: CURIOSIDADES E BELEZAS DE UMA DAS CAPITAIS MAIS BONITAS DO BRASIL.


DESCUBRA CINCO CURIOSIDADES SOBRE SÃO LUIS E SE ENCANTE AINDA MAIS, COM A CAPITAL MARANHENSE, QUE É CONHEÇA COMO "ILHA DO AMOR".


São Luís é uma cidade que exala charme e poesia. Dos becos e vielas do Centro Histórico às praias com água morna durante todo o ano, a cidade possui opções para os mais diversos públicos de turistas. A seguir, destacamos cinco curiosidades sobre a capital maranhense. Prontos para conhecer?


1. Centro Histórico: um cenário de novela


Com mais de 3.500 edificações seculares, o Centro Histórico de São Luís possui o título de Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e é o cenário ideal para passeios, fotos, casamentos e também para gravação de novelas.

Já fizeram gravações por aqui, os atores Lázaro Ramos e Camila Pitanga, na novela Lado a Lado (2012); Marcos Palmeira, na novela Cama de Gato (2009); Reynaldo Gianecchini, Taís Araújo e Matheus Nachtergaele, em cenas que passaram na novela Da Cor do Pecado (2004); e também Murilo Benício e Giovanna Antonelle, na novela O Clone (2001).


2. Ser uma ilha é para poucos


São Luís é a única capital de um Estado do Nordeste que fica localizada em uma ilha. Essa particularidade torna a cidade um destino ideal para quem busca praias, sol, dunas, natureza e aventura.

Inclusive, a prática de esportes náuticos como kitesurf tem crescido cada vez mais, devido aos fortes ventos. É comum ir à praia de São Marcos e se deparar com os kitesurfistas com as suas pipas no mar, deixando o visual super colorido.


3. Jamaica Brasileira


Em São Luís, o reggae é um dos ritmos mais populares. Não pode tocar uma pedra (maneira como os regueiros chamam as músicas boas do ritmo) que você já vê um casal dançando coladinho. Essa é uma das especialidades dos ludovicenses (gentílico de quem nasce em São Luis).

Esse estilo musical é tão forte na região que foi criado o Museu do Reggae em São Luís, espaço que conta a história do ritmo. Existem inúmeros locais voltados para curtir o reggae, como o famoso Novo Quilombo Urbano.


4. Açaí não, juçara!


A gastronomia é algo muito valorizado em São Luís, tanto que existe o Museu da Gastronomia Maranhense contando tudo sobre a história local ligada às comidas típicas.

Uma das maiores diferenças de São Luís para outras regiões é a forma como se consome o açaí, que por aqui é chamado de juçara. O alimento é consumido na forma líquida, normalmente acompanhado de farinha e peixe frito ou camarão seco. Os maranhenses que estiverem lendo essa matéria, com certeza já estão com água na boca.


5. Tem uma serpente encantada vivendo embaixo de São Luís


Ao menos é o que diz uma lenda da cidade. O Centro Histórico de São Luís é ligado por várias galerias subterrâneas que, segundo pesquisadores, ligavam as igrejas da cidade e eram utilizadas para encontros confidenciais.

Devido à existência dessas galerias, nasceu a lenda urbana da Serpente Encantada. Segundo essa lenda, uma serpente vive nas galerias da cidade e está crescendo sem parar. Quando o rabo dela encontrar com sua cabeça, São Luís vai afundar e desaparecer no fundo do mar. Eita!

E aí, já conhecia alguma dessas curiosidades de São Luís? A capital maranhense é assim: quanto mais você conhece, mais encantado você fica.


FONTE E FOTOS: SETUR SÃO LUIS.