top of page

Notícias

Buscar

SÃO LUIS VIROU MANIA NACIONAL. CIDADE RECEBE NÚMERO RECORDE DE TURISTAS.


CAPITAL AMERICANA DA CULTURA, ILHA DO AMOR, ATENAS BRASILEIRA E JAMAICA BRASILEIRA, ALGUMAS DENOMINAÇÕES DE SÃO LUIS-MA, PATRIMÕNIO DA HUMANIDADE,


O trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo, tem aumentado significativamente, o número de turistas e colocado a capital maranhense, entre os destinos mais procurados pelo brasileiros. A cidade se prepara, para receber alto fluxo de turistas, durante o São João e todo o mês de julho.


São Luís está recebendo um número recorde de turistas durante o período junino deste ano, onde se espera que mais de 210 mil viajantes conheçam a cidade durante as festividades juninas. Os dados coletados são baseados na taxa de ocupação hoteleira da cidade, o fluxo de passageiros dos portões de entrada, das pesquisas de demanda turística realizadas pelo setor de análise Mercadológica da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (SETUR), além das projeções atualizadas.

Os dados superam os do ano passado. Em 2022, São Luís recebeu cerca de 150 mil viajantes durante as festividades juninas, superando as expectativas iniciais de 130 mil turistas. Em 2023, a expectativa é que haja uma injeção estimada de mais de 92 milhões de reais na economia local.


AS AÇÕES EXITOSAS DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TURISMO, SAULO SANTOS TEM COLOCADO O DESTINO SÃO LUIS, EM EVIDÊNCIA NO CENÁRIO NACIONAL E INTERNACIONAL

Além disso, segundo dados do site Booking.com, que divulgou o ranking de quais são os destinos tendência nacionais para esse período - ou seja, aqueles que mais cresceram em número de buscas por brasileiros em comparação a julho e agosto de 2022 -, a cidade de São Luís está ocupando o 6º lugar entre os 10 destinos tendência, tendo um aumento de 117% em comparação aos dados do ano anterior. O crescimento contínuo do fluxo turístico é evidenciado também pelos dados divulgados pela CCR Aeroportos, que projetou a passagem de 149 mil pessoas pelo Aeroporto de São Luís somente em junho de 2023. A crescente demanda de visitantes na cidade é resultado dos constantes investimentos em promoção turística realizados pela Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Turismo de São Luís com foco em promover o São João em diversas cidades do Brasil no primeiro semestre de 2023, como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Porto Alegre (RS), e internacionais como Lisboa (Portugal) e Madri (Espanha) além de capacitações virtuais junto a operadoras de turismo e ações com criadores de conteúdo e mídia como elevadores em condomínio das cidades de São Paulo (SP) e Brasília (DF), painel eletrônico em Curitiba (PR) e Belém (PA), e metrô de Belo Horizonte (MG).


AS PARTICIPAÇÕES EM FEIRAS E CONGRESSOS TEM DESPERTADO A ATENÇÃO DE OPERADORAS, AGÊNCIAS E EMPRESAS DO SEGMENTO DE VIAGENS, PARA A CAPITAL MARANHENSE. Em prévia, os resultados da pesquisa de demanda turística realizada no primeiro final de semana (09, 10 e 11 de junho) no arraial da Praça Maria Aragão, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com o Observatório do Turismo da cidade de São Luís, confirmam os investimentos em promoção turística realizados neste primeiro semestre. Os resultados prévios apontam que 20% dos turistas entrevistados são do Rio de Janeiro, 16% de São Paulo, seguidos por 8% de Minas Gerais e 6% do Pará, diversas cidades que foram o foco das ações de promoção turística realizadas. Em relação ao perfil dos turistas, 40% tinham entre 19 e 30 anos, 24% tinham entre 31 e 40 anos, enquanto 12,9% estavam na faixa etária dos 41 aos 50 anos e 13,9% dos 51 aos 60 anos. Além disso, constatou-se que 64% dos viajantes optaram por se hospedar em hotéis e pousadas. Neste ano, para o mês de junho, já foram relatadas taxas de ocupação de 100% nesses estabelecimentos, demonstrando a alta demanda durante o período junino, que estima-se alcançar 80% de ocupação. "Diante das projeções promissoras para 2023 e do sucesso alcançado no ano anterior, São Luís está empenhada em se consolidar como um dos principais destinos turísticos durante o São João e a cidade está pronta para receber os visitantes e vivenciar uma experiência encantadora", afirma o Secretário Municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos.


AS PRAIAS, O RICO ACERVO ARQUITETÔNICO E A DIVERSIDADE CULTURAL, TEM COLOCADO A CAPITAL MARANHENSE, NA LISTA DE DESEJOS DE MUITOS BRASILEIROS.,


FONTE: ASCOM - SETUR



bottom of page