top of page

Notícias

Buscar

SEBRAE-MA E DEPUTADOS ESTADUAIS ATUAM EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO.


DIRIGENTES DO SEBRAE, ALBERTINO LEAL E CELSO GONÇALO COM AOS DEPUTADOS ESTADUAIS IRACEMA VALE (PRESIDENTE DA ALEMA), ARNALDO MELO, CARLOS LULA E ARISTON


Na última terça-feira (18/04), no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do Maranhão, a presidente da Casa, Iracema Vale, recebeu os dirigentes técnicos e conselheiros deliberativos do Sebrae Maranhão e demais deputados estaduais maranhenses para o Café com Parlamentares. A iniciativa teve por objetivo aproximar e estreitar a parceria da instituição com o Legislativo Estadual, propondo ações conjuntas a favor do fortalecimento dos pequenos negócios e do desenvolvimento do Maranhão, inclusive por meio do Turismo.


Para o presidente do Conselho do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo de Sousa, a parceria da instituição com a Casa Legislativa é de suma importância, principalmente, para reforçar o trabalho que o Sebrae já desenvolve pelo empreendedorismo no estado. “Atendemos os pequenos negócios de todos os nichos, com soluções em planejamento e gestão, inovação e tecnologia, apoio ao setor primário, à pequena indústria, ao comércio, ao turismo e empresas de prestação de serviços. O nosso objetivo é tornar os pequenos negócios mais competitivos no mercado para que possam crescer, gerar mais emprego e renda e, assim, ajudar a nossa economia a se fortalecer”, sinalizou Gonçalo.


AO LADO DA PRESIDENTE DA ALEMA, DEPUTADA ESTADUAL IRACEMA VALE (ALEMA), O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO SEBRAE, CELSO GONÇALO, REFORÇOU O TRABALHO DO SEBRAE NO MARANHÃO


A fala do presidente do CDE do Sebrae foi endossada pelo deputado Júlio Mendonça, que reforçou o trabalho da instituição, ressaltou que o Parlamento estadual pode, sim, somar esforços para expandir o empreendedorismo no estado e pediu aos deputados e ao Sebrae, para que atentem às cadeias produtivas do mel e da mandiocultura – que, aliás, o Sebrae já contribui tendo realizado ações relevantes, principalmente, junto aos produtores de mel nas regiões do Alto Turi e no município de Bacabeira, com o apoio à Casa do Mel.


DIRIGENTES, CONSELHEIROS E GERENTES DO SEBRAE


Além dos deputados estaduais, Iracema Vale (presidente da Alema) e Júlio Mendonça, estiveram presentes ao Café com Parlamentares os deputados estaduais Wellington do Curso, Ariston Ribeiro, Carlos Lula, Francisco Nagib (presidente da Comissão de Assuntos Econômicos da Alema), Daniella, Ana do gás, Yglésio Moyses, Arnaldo Melo, Antônio Pereira, Glaubert Cutrim, Osmar Filho, Mical Damasceno, Júnior Cascaria, Ricardo Arruda, Andrea Rezende, Solange Almeida, Dra. Viviane, Rafael, Ricardo Rios, Leandro Bello, Neto Evangelista, Pará Figueiredo, Claudia Coutinho, Roberto Costa e Florêncio Neto.


Sustentabilidade e desenvolvimento dos territórios

Presente ao Café com Parlamentares, o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, juntamente com o diretor Técnico, Mauro Borralho de Andrade, enfatizaram a força do Parlamento e do quanto este pode apoiar as ações da instituição a favor do empreendedorismo e desenvolvimento do estado.


Buscamos estreitar as parcerias público e privadas, ajudar as gestões públicas municipais a também promover o empreendedorismo local. Nesse contexto, já favorecemos a abertura de 141 Salas do Empreendedor para dar suporte e capacitação aos empreendimentos municipais; realizamos o Programa Cidade Empreendedora em 70 municípios, parte deles em parceria com o Governo do Estado e já estamos com mais 70 para dar andamento neste ano de 2023; disseminamos a Educação Empreendedora para incluir os mais jovens no processo e trabalhamos, diuturnamente, para promover a sustentabilidade dos pequenos negócios. Essa nossa aproximação é, ao mesmo tempo, um congraçamento com o Parlamento e um pedido de contínuo apoio da Casa em nossos projetos e ações de desenvolvimento do Maranhão”, garantiu o executivo.


O DIRETOR SUPERINTENDENTE, ALBERTINO LEAL, RATIFICOU A FORÇA DO PARLAMENTO PARA APOIAR O DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO


Trouxemos para mostrar aos deputados estaduais uma série de oportunidades, possibilidade e iniciativas que já são executados por nós no desenvolvimento das cadeias produtivas e vocações dos municípios, incluindo aqueles que são sedes de polos turísticos. Acreditamos que apoiando os pequenos negócios em suas principais necessidades, como gestão, produtividade, inovação, tecnologia e acesso a mercado, para citar alguns, podemos ajudar a melhorar a economia do nosso estado que terá mais oferta de emprego, renda e oportunidades”, acredita o diretor técnico do Sebrae, Mauro Borralho de Andrade que também responde pela presidência do Conselho Municipal de Turismo de São Luís (Comtur-São Luís).


O DIR. TÉCNICO, MAURO BORRALHO, COM A PRESIDENTE DA ALEMA, DEPUTADA IRACEMA VALE.


Encerrando a solenidade, a presidente da Alema, Iracema Vale, declarou que o momento com o Sebrae foi de reflexão para o Parlamento e de estímulo. “Muito mais do que anotarmos e pontuarmos o que podemos levar de proposição ao governador Carlos Brandão, que é um entusiasta do empreendedorismo, precisamos refletir o que nós, enquanto deputados estaduais, podemos fazer em nossas bases para também favorecermos o desenvolvimento por meio do empreendedorismo. E garanto: podemos ajudar e muito o nosso Maranhão! Ao Sebrae, reafirmo que esta Casa Legislativa está de portas abertas e que, juntos, podemos pensar e realizar inúmeros projetos e ações conjuntas para fazermos um Maranhão melhor para todos nós”.


COM O DECANO, DEPUTADO ARNALDO MELO, QUE LIDERA A FRENTE DE COMBATE À POBREZA DA ALEMA, OS DIRIGENTES DO SEBRAE MARANHÃO, ALBERTINO LEAL (DIRETOR SUPERINTENDENTE) E CELSO GONÇALO (PRESIDENTE DO CDE)


O PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO DO SEBRAE-MA, CELSO GONÇALO, AO LADO DE SOCORRO NORONHA (FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE DIRIGENTES LOJISTAS DO MARANHÃO) E FELIPE MUSSALÉM (FEDERAÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES EMPRESARIAIS DO MARANHÃO).


Fonte: ASCOM - SEBRAE/MA

Fotos: Veruska Oliveira

bottom of page