Notícias

Buscar

SEBRAE-MA PREMIARÁ NESTA TERÇA-FEIRA (03), OS PREFEITOS EMPREENDEDORES.


O DIRETOR SUPERINTENDENTE DO SEBRAE NO MARANHÃO, ALBERTINO LEAL FILHO, RESSALTA A IMPORTÂNCIA DA PREMIAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO.



Os prefeitos maranhenses finalistas, dentre os quais os vencedores da etapa estadual do XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor serão reconhecidos nesta terça-feira (03 de maio), durante solenidade a ser realizada às 18h, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, auditório Terezinha Jansen – Multicenter Negócios e Eventos, em São Luís. O evento contará com a presença de autoridades políticas municipais de várias regiões maranhenses, além de deputados e secretários estaduais.


Disputam as oito categorias da premiação, 14 prefeitos:

  • Clemilton Barros Araújo - Urbano Santos;

  • Deoclides Antônio Santos Neto Macedo - Porto Franco.

  • Eduardo Salim Braide - São Luís.

  • Enoque Ferreira Mota Neto - Pastos Bons.

  • Edvan Brandão de Farias - Bacabal.

  • Erik Augusto Costa e Silva - Balsas.

  • Erivelton Teixeira Neves - Carolina.,

  • Ivo Rezende Aragão - São Mateus.

  • José Nilton Pinheiro Calvet Filho - Rosário.

  • Leoarren Tulio de Sousa Cunha - Estreito.

  • Linielda Nunes Cunha - Matinha.

  • Mercial Lima de Arruda - Grajaú.

  • Valmira Miranda da Silva Barroso -Colinas.

  • Vanderly de Sousa do Nascimento Monteles - Anapurus.

O PSPE foi idealizado pelo SEBRAE e parceiros institucionais para valorizar e reconhecer os gestores públicos que colocam o empreendedorismo na pauta de sua administração, promovendo um ambiente propício ao desenvolvimento dos pequenos negócios locais, o que favorece a economia, aumenta a oferta de emprego, ajuda a melhorar a renda da população e a arrecadação municipal, revertendo-se em benefício para os munícipes.


Ao longo da história do PSPE, o SEBRAE reforça o seu papel na sociedade brasileira de fomentar o desenvolvimento socioeconômico por meio dos pequenos negócios. No Maranhão, os gestores mostram, a cada edição, mais empenho ao implementar boas práticas e políticas públicas com foco no empreendedorismo, como pudemos constatar o histórico recorde de 81 projetos inscritos nessa edição. Vale lembrar que o empreendedorismo, quando bem orientado, tem relação direta com o crescimento econômico. Os resultados se manifestam na forma de inovação, desenvolvimento tecnológico e geração de novos postos de trabalho. A riqueza gerada pelos empreendedores contribui para a melhoria da qualidade de vida da população e, por vezes, é revertida em novos empreendimentos na própria comunidade. Por isso, o prêmio tem entre os objetivos incentivar a criação de políticas públicas em empreendedorismo.”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal de Barros Filho.


CATEGORIA E JULGAMENTO

Os prefeitos finalistas do XI PSPE estão concorrendo às categorias: Desburocratização, Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Marketing Territorial e Setores Econômicos, Inovação e Sustentabilidade e Cidade Empreendedora.


Além de seus técnicos e de consultores especializados, o SEBRAE convidou para integrar o júri desta edição instituições com know-how que contribuíram de maneira positiva na escolha dos melhores projetos – Tribunal de Contas do Estado (TCE); Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA); Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia da Informação (SECTI), Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Instituto Federal de Educação do Maranhão (IFMA), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Secretaria da Fazenda do Estado do Maranhão(SEFAZ), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Junta Comercial do Maranhão (Jucema).


Nesta edição tivemos o número recorde de inscritos, com 89 projetos participantes, destes 81 foram habilitados e 21 projetos chegaram como finalistas, oriundos de 14 prefeituras maranhenses. Conforme previsto no edital da premiação, cada município poderia inscrever até dois projetos em categorias diferentes. Para a escolha dos finalistas nosso júri levou em consideração diversos aspectos e requisitos para julgar os projetos, de acordo com a matriz de pontuação do referido edital, com comprovação in loco.”, explica a gerente de Políticas Públicas do Sebrae no Maranhão, Cristiane Corrêa Silva.


Os vencedores da etapa estadual do XI PSPE irão concorrer com os demais vencedores de todo o Brasil na etapa nacional, no dia 28 de junho, concorrendo nas mesmas categorias que se sagraram campeões. São parceiros nacionais da premiação a Confederação Nacional do Municípios (CNM), Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, Instituto Rui Barbosa (IRB), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Associação dos Tribunais de Contas (Atricon), Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.


Fonte e Foto: SEBRAE-MA