Notícias

Buscar

SENAC LANÇA PROGRAMA ECOS EM TODO O MARANHÃO.


EVENTO FOI COORDENADO NA SALA DE REUNIÃO DO SENAC EM SÃO LUIS E TRANSMITIDO PARA TODAS AS EQUIPES DA INSTITUIÇÃO NO MARANHÃO.


Com o objetivo de planejar, propor e executar ações que induzam a prática intersetorial e colaborativa da sustentabilidade nas atividades, foi realizado na tarde de terça-feira (16), de forma remota para todas as unidades educacionais do SENAC, o lançamento do Ecos – Programa de Sustentabilidade aos empregados da Instituição em todo o Maranhão. Na ocasião, o Diretor Regional do SENAC-MA, José Ahirton Lopes, realizou a abertura do evento, que contou com a participação de cerca de 100 pessoas. “Para que o programa funcione e proporcione bons resultados para a Instituição e para o meio ambiente, precisamos que todos os empregados estejam engajados, pratiquem e façam acontecer a sustentabilidade em suas unidades educacionais”, destacou o Diretor Regional do Senac, Ahirton Lopes. Durante o lançamento, foi realizada a apresentação do programa Ecos, que contou com explicações sobre a implantação e rotina do programa, assim como o plano de ação elaborado para o ano de 2021. Além disso, todos os empregados receberam o kit Ecos de boas práticas ambientais, composto por ecobag, copos reutilizáveis e canecas.


DA ESQUERDA PARA A DIREITA: O ENGENHEIRO, LUÍS FELIPE BORGES, A DIRETORA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, DANIELA NOGUEIRA, O DIRETOR REGIONAL DO SENAC NO MARANHÃO, AHIRTON LOPES; O DIRETOR DE PLANEJAMENTO, FINANÇAS E ORÇAMENTO, JOSÉ ALEXANDRE DA SILVEIRA JÚNIOR, A OUVIDORA E COORDENADORA DO PROGRAMA ECOS, MARIA LEUDA LIMA; A CONTROLADORA INTERNA E DIRETORA DE GESTÃO EM EXERCÍCIO, ELAINE BLUHM E A ASSESSORA DE COMUNICAÇÃO E TAMBÉM MEMBRO DO COMITÊ GESTOR DO PROGRAMA ECOS NO MARANHÃO, ANDRÉA BARROS.

PROGRAMA O Ecos foi criado em 2010 no SESC Nacional e, em seguida, chegou também ao SENAC Nacional e à Confederação Nacional do Comércio (CNC). O programa visa mitigar os impactos socioambientais, otimizar o uso dos recursos das instituições e conscientizar os empregados. As três perspectivas estratégicas do Programa Ecos, que estabelecem o direcionamento das iniciativas a serem executadas nas dimensões ambiental, social e econômica, consistem na mitigação de impactos socioambientais, sensibilização dos empregados e otimização dos recursos. No total, o Ecos possui nove objetivos que orientam as ações e os caminhos do Programa, sendo eles o incentivo a implantação de procedimentos para a gestão ambiental e o uso de técnicas ecoeficientes, além de priorizar a compra de produtos e serviços ecologicamente corretos, estimular ações que promovam a paz social e a solidariedade, promover a sensibilização dos empregados para atuarem em prol da sustentabilidade e fortalecer a integração entre CNC-Fecomércio - SESC - SENAC.

FONTE E FOTOS: ASCOM / SENAC-MA