top of page

Notícias

Setor cerâmico debate impactos da Convenção Coletiva em Itapecuru-Mirim.

ree

Evento promovido pelo SINDICERMA, com apoio da FIEMA, SEBRAE e parceiros do Inova Indústria

 

ITAPECURU- MIRIM – A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), em parceria com o Sindicato das Indústrias de Cerâmica do Estado do Maranhão (SINDICERMA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (SEBRAE-MA), realizou em Itapecuru-Mirim, a Reunião Técnica “Aplicação da Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Cerâmico do Maranhão e seus Impactos Financeiros”. O encontro integrou as ações do projeto SINDICERMA Itinerante, dentro do Programa Inova Indústria.

 

O Inova Indústria é uma iniciativa do Núcleo de Associativismo e Negócios (NAN) da FIEMA, desenvolvida em parceria institucional com o SEBRAE-MA e executada pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), Serviço Social da Indústria (SESI-MA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA). O programa tem como objetivo fortalecer e articular instituições do setor industrial, ampliar a competitividade das micro e pequenas empresas e promover o desenvolvimento econômico sustentável no estado.

 

Voltado para empresários, contadores e profissionais das áreas de pessoal e jurídica, o evento abordou temas centrais da Convenção Coletiva de Trabalho, como antecipação salarial, data-base e serviços especializados em direito do trabalho, com o objetivo de ampliar o entendimento das empresas sobre as disposições legais e seus reflexos financeiros.

Evento promoveu debates para esclarecer dúvidas dos empresários ceramistas, além de uma palestra técnica conduzida pela especialista em direito trabalhista, Perila Ribeiro Moreira
Evento promoveu debates para esclarecer dúvidas dos empresários ceramistas, além de uma palestra técnica conduzida pela especialista em direito trabalhista, Perila Ribeiro Moreira

A palestra técnica foi conduzida por Perila Rosa Ribeiro Moreira, especialista em direito trabalhista, e contou com espaço para perguntas e debates entre os participantes, que puderam esclarecer dúvidas e discutir situações práticas do dia a dia das empresas ceramistas.

 

Na abertura, a presidente do SINDICERMA, Terezinha de Jesus Rodrigues da Cruz, destacou a relevância do encontro para o fortalecimento do setor e a importância do Inova Indústria para o avanço das empresas maranhenses.

 

“É muito importante porque traz um entendimento das relações da convenção coletiva como um todo. A finalidade de estarmos aqui hoje é justamente ampliar o conhecimento e a compreensão daquilo que propomos. A participação dos ceramistas foi excelente, e isso mostra o quanto o setor está comprometido em evoluir. O Inova Indústria é uma grande parceira, porque traz conceitos e planejamentos que orientam o futuro da cerâmica maranhense”, afirmou.

 

O gestor da Cerâmica Terra Cota, Kilder Arantes, também ressaltou o papel das ações sindicais e do Inova Indústria na valorização e no desenvolvimento do setor. “Hoje o maior desafio, não só do setor ceramista como de outros segmentos, é a dificuldade de mão de obra. Essas iniciativas do sindicato ajudam a esclarecer dúvidas e abrir a mente dos empresários sobre questões sindicais e trabalhistas, permitindo que todos evoluam juntos nesse processo”, destacou.


Fonte e fotos: ASCOM - FIEMA

 
 
 

Comentários


bottom of page