top of page

Notícias

Buscar

"TURISTAR" NA ILHA DE SÃO LUIS - MA.


O MARANHÃO CONTA COM UM DOS MAIORES POTENCIAIS TURÍSTICOS DO BRASIL E NA ILHA DE SÃO LUIS, COM SUAS 04 CIDADES, O VISITANTE ENCONTRA OPÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS.


Nesta pandemia, muitas pessoas estão evitando fazer viagens longas, usar transportes coletivos e passear em lugares longe de casa. Para quem se enquadra neste perfil, há diversas opções para “turistar” e realizar aventuras mais arrojadas ou simplesmente, relaxar, sem investir muito tempo e dinheiro. Sem contar com os inúmeros atrativos de São Luis e sua rica diversidade turística e cultural, existem os outros municípios, que integram a Ilha de São Luis (Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar), com amplas áreas ao ar livre, praias, gastronomia, atrativos para todos os gostos e que podem ser visitadas com facilidade, por qualquer tipo de veículo.

Além de fugir das aglomerações, essas viagens aquecem a economia do estado, favorecem os negócios da região metropolitana, geram rendas para os pequenos empreendedores e viram oportunidades de negócios para moradores e empresários locais.


RAPOSA - MA. OS PASSEIOS NÁUTICOS PROPORCIONAM CONTATOS COM A NATUREZA EXUBERANTE DO LUGAR.


RAPOSA:

Para se chegar ao município de Raposa, basta seguir numa viagem de carro e em cerca de meia hora, partindo de qualquer ponto da capital, o visitante se depara com um ecossistema, que de tão parecido com o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ficou conhecido como a "Fronha dos Lençóis". A cidade vem recebendo um número significativo de turistas, que buscam, as suas belas praias, na maioria, quase desertas, dunas a perder de vista e muita tranquilidade. A Praia de Carimã, de tão primitiva e naturalmente linda, tem atraído um número cada vez maior de visitantes.

Além das belezas naturais, Raposa tem ótimos restaurantes com sabores únicos e diversas casas ao longo da principal avenida da cidade, que vendem diversas peças de roupas e artigos feito por artesãs e rendeiras. A renda de bilro é conhecida mundialmente.


SÃO JOSÉ DE RIBAMAR. TURISMO RELIGIOSO, GASTRONOMIA E AS BELAS PRAIAS DA REGIÃO.


SÃO JOSÉ DE RIBAMAR:

Distante cerca de meia hora do Centro Histórico da capital maranhense, a cidade de São José de Ribamar tem um grande potencial turístico e conta com belas e primitivas praias, uma deliciosa gastronomia à base de frutos do mar (destaque para o tradicional peixe-pedra frito) e muitas lendas e histórias, girando em torno da figura do santo padroeiro do estado. Segundo a lenda, a Igreja Matriz, que é o principal cartão postal do município, teria desabado duas vezes antes de ser construída de frente para o mar, como era a vontade do Santo.

Para quem vai com maior disponibilidade de tempo, pode conhecer também, a beleza primitiva de suas belas praias de águas mornas e tom verde turquesa. Os acessos para a maioria delas, são pavimentados e destacam-se as praias de Panaquatira, Caúra, Juçatuba e Ponta Verde. Verdadeiros refúgios pra quem busca sossego. O clima quase sempre é de muito sol e brisa forte.


PAÇO DO LUMIAR. O TURISMO RURAL E AS EXTENSAS ÁREAS DE MANGUES, SÃO ATRATIVOS QUE DESPERTAM O INTERESSE DE VISITANTES.


PAÇO DO LUMIAR:

O município de Paço do Lumiar conta com boas opções de turismo rural e ecoturismo. Para se chegar até esses locais “rurais”, basta se dirigir pelas vias de acessos rodoviários, numa viagem, que dura menos de 30 minutos, saindo do Centro Histórico da capital do Maranhão. A cidade é uma das mais antigas do estado e apesar da proximidade com São Luis, sua área territorial é predominantemente, composta por campos e plantações. Justamente por essa composição, o lugar tem uma forte vocação para essa modalidade turística. A paisagem, a biodiversidade, a cultura, o modo de vida, a cultura comunitária, tudo se volta para as estações do ano e a natureza, quase selvagem. A sede do município é uma área ainda pacata, típica de interior e com muitas áreas verdes não habitadas.

Paço do Lumiar, tem uma acentuada produção de coco d´agua e abastece, quase toda a região metropolitana de São Luis. Por falar em água, a cidade tem uma das maiores áreas de mangue do estado e é comum encontrar pescadores, que nos finais de semana, realizam passeios náuticos em suas pequenas embarcações, pelos vários canais e igarapés, que margeiam o município.


O MARANHÃO É A NOSSA PRAIA.

Diante de tantas opções, o difícil é escolher entre quais atrativos serão os primeiros. A sugestão é tirar um final de semana para cada cidade e se encantar com as belezas fascinantes de cada lugar. O Maranhão é uma Terra de Encantos.









bottom of page